Com painel eletrônico, projeto cria regras para votação na Assembleia
Intenção dos parlamentares é regulamentar uso da tecnologia para uso em votações e marcar presença
Com um ano e cinco meses em funcionamento, os deputados resolveram criar em lei as regras para as votações e registro de presença no painel eletrônico, que será o responsável direto por determinar quem esteve na sessão e como se posicionaram em relação às matérias. Mesmo dispondo da tecnologia, ainda se assina a “lista de presença” durante as sessões.
A proposta foi apresentada pelo deputado Zé Teixeira (DEM), tendo a coautoria de mais nove parlamentares: Paulo Corrêa (PSDB), Antônio Vaz (Republicanos), José Almi (PT), Evander Vendramini (PP), Gerson Claro (PP), Márcio Fernandes (MDB), Neno Razuk (PTB), Pedro Kemp (PT) e Rinaldo Modesto (PSDB).
A matéria destaca que a presença dos deputados para abertura dos trabalhos, será verificada com o registro do painel eletrônico, assim como nas votações dos projetos. Hoje o regimento interno destaca que tal confirmação é feita pela “folha de presença”, que é organizada pelas bancadas e depois assinadas pelos parlamentares.
A votação também será verificada no painel, indicando o nome do parlamentar e como ele votou, inclusive constatando o resultado final. Caso haja algum problema no sistema, então se retorna ao “modelo antigo”, com chamada e votação nominal de cada deputado. O autor justifica que com esta mudança no regimento (interno), passa a se regulamentar o uso do painel eletrônico nas sessões.
O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.

Tecnologia – Implantado em 19 de junho do ano passado, o painel eletrônico da Assembleia mostra ao público e pessoas que assistem as sessões pelas redes sociais e TV, quais os deputados que estão na sessão, quem vai usar a tribuna e por quanto tempo, assim como cada parlamentar votou sobre esta ou aquela matéria.
Para isto, cada parlamentar tem um terminal em sua mesa, onde registra a presença e vota, por meio de biometria. Este resultado aparece em um telão que fica no plenário, além de outro instalado no saguão da Assembleia. Foi seguido o formato que já existe na Câmara Federal e no Senado, tendo um custo mensal de R$ 22,9 mil.