Contra Bolsonaro, até Soraya votou para derrubar veto a reajuste
Senadora Simone Tebet também foi contra veto do presidente, que impedia reajustes a servidores da linha de frente da covid
Contra a decisão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), as senadoras Soraya Thronicke (PSL) e Simone Tebet (MDB) votaram ontem (19) pela derrubada do veto ao projeto que previa a concessão de reajustes a servidores federais, que estão na linha de frente da covid-19, entre eles profissionais da saúde e segurança.
Já o senador Nelsinho Trad (PSD) votou com o presidente, pela manutenção do veto. No final o placar foi de 42 para derrubar a decisão de Bolsonaro e 30 para manter. Agora, a questão será analisada pela Câmara Federal.
Ao aprovar o pacote de “ajuda” financeira aos estados, o Congresso fez um acordo com a União para o congelamento do reajuste dos servidores federais, estaduais e municipais, no entanto, autorizou este aumento aos funcionários de saúde, segurança. Este artigo foi vetado por Bolsonaro.
Simone justifica que seu voto (derrubar o veto) foi político e jurídico. “O governo federal cometeu novamente o erro de incluir os estados e municípios em decisões federais. Não vamos proibir os governadores e prefeitos de conceder reajuste a estes profissionais, eles é que vão decidir no ano que vem”, explicou ela ao Campo Grande News.
A senadora ponderou que alguns estados podem querer dar reajuste aos servidores de saúde e segurança, de acordo com sua situação financeira. “Não cabe a nós decidir sobre isto, além disto não obrigamos o reajuste, apenas não vamos proibir. Será uma decisão dos gestores, que irá passar pelos vereadores e deputados estaduais”, justificou.
Nelsinho disse que votou a favor do veto, porque antes havia acordo do presidente com o Congresso para não haver o reajuste.
"O combinado não sai caro, o governo cumpriu sua parte, se não tivesse este acordo também votaria pela derrubada", declarou.
Contra o chefe – Integrante da base aliada do presidente, defensora fiel de Bolsonaro, a senadora Soraya Thronicke também votou pela derrubada do veto. Entramos em contato com a parlamentar, que não atendeu as ligações. A assessoria informou que em breve será enviada uma posição oficial, justificando sua decisão.
Sempre atuante nas redes sociais, a senadora ainda não se manifestou sobre o voto nas suas mensagens, mas já recebeu várias críticas nas páginas oficiais, por sua posição contra o veto do presidente.
(Matéria editada às 13h54 para acréscimo da declaração do senador Nelsinho Trad)