ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Política

Cristiano Zanin passa pela sabatina da CCJ do Senado para ser ministro do STF

Advogado recebeu 21 votos a favor e 5 contra após oito horas de questionamentos; nome segue para o Plenário

Gabriela Couto | 21/06/2023 17:27
À mesa, indicado para ministro do Supremo Tribunal Federal, advogado Cristiano Zanin respondeu perguntas de senadores da CCJ durante cerca de 8h. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)
À mesa, indicado para ministro do Supremo Tribunal Federal, advogado Cristiano Zanin respondeu perguntas de senadores da CCJ durante cerca de 8h. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

O advogado Cristiano Zanin Martins foi aprovado e passou por quase 8h de sabatina do Senado nesta quarta-feira (21). Dos 26 votos da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), 21 foram favoráveis e 5 contrários à aprovação do nome dele para ser ministro do STF (Supremo Tribunal Federal). A votação é secreta.

O nome de Zanin ainda precisa ser aprovado pelo Plenário da Casa, em votação que ocorre ainda nesta quarta-feira. Só após, está apto a assumir como ministro do STF, na vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril deste ano.

Integrante da comissão, a senadora de Mato Grosso do Sul, Soraya Thronicke (UB), foi a última integrante do Senado a sabatinar Zanin na CCJ.

Thronicke elogiou a atuação de Zanin como advogado, mas pediu ao indicado a uma vaga do STF para esclarecer como irá lidar com casos de impedimento e suspeição.

“Uma vez nomeado e aprovado por esta Casa, vou me guiar exclusivamente pela Constituição e pelas leis, sem qualquer tipo de subordinação a quem quer que seja. Na minha visão, e acredito que é a visão também do presidente da República que me indicou, um ministro do Supremo Tribunal Federal só pode estar subordinado à Constituição da República”, afirmou Zanin.

Nos siga no Google Notícias