Deputados planejam novo fórum sobre indígenas da Capital em 2020
Evento será marcado após o retorno dos trabalhos legislativos em fevereiro, na Assembleia Legislativa
Para ampliar a discussão sobre o temas e preocupações dos indígenas de Campo Grande, os deputados combinaram de promover um novo fórum no começo de 2020. A expectativa é que o debate seja retomado logo depois do retorno dos trabalhos parlamentares, em fevereiro do ano que vem.
“A situação dos indígenas que estão inseridos em comunidades tão próximas da Capital tem características muito próprias e que demandam uma discussão mais ampla e aprofundada em busca de alternativas de desenvolvimento”, disse o presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário e Assuntos Indígenas e Quilombolas, o deputado Neno Razuk (PTB).
A primeira discussão que teve a participação de caciques e lideranças indígenas, tiveram como foco o desenvolvimento das aldeias urbanas, assim como a geração de renda para as comunidades. Esta reunião ocorreu no plenarinho da Assembleia, na última quinta-feira (19).
O debate tratou de alternativas econômicas para as comunidades, assim como temas importantes entre eles a discriminação e violação de direitos da As etnias da região. Na primeira edição do Fórum participaram representantes de seis comunidades diferentes. A expectativa dos parlamentares é que após esta primeira exposição dos temas, haja resultados mais práticos no próximo encontro.