ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Política

Em meio ao “boom” do agro, deputados veem chance para agricultura familiar

Parlamentares petistas manifestaram otimismo com alinhamento em favor dos pequenos agricultores

Maristela Brunetto e Jackeline Oliveira | 25/07/2023 09:29
Em meio ao “boom” do agro, deputados veem chance para agricultura familiar
Autoridades e lideranças representando pequenos produtores debatem a agricultura familiar esta manha (Foto: Paulo Francis)

O anúncio dos recursos para o Plano Safra da Agricultura Familiar e o desfecho das Conferências da Agricultura Familiar ajudam a moldar a expectativa positiva de parlamentares para o setor em Mato Grosso do Sul. Esta manhã, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo  Teixeira, participa de solenidade no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo e deve receber um documento com as demandas dos pequenos produtores. O evento foi marcado em comemoração ao Dia do Agricultor Familiar.

Ontem, Teixeira visitou o Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, conheceu a produção local e necessidades que ainda precisam ser atendidas. O deputado federal Vander Loubet, coordenador da bancada federal, disse que o ministro saiu impressionado com o que viu e ouviu demandas, que devem se somar ao que foi apontado ao longo de 13 conferências regionais. A que é realizada nesta manhã é a última, reunindo técnicos do Governo Estadual e lideranças de assentados, comunidades indígenas e quilombolas.

Para Loubet, o grau de alinhamento das três esferas do Poder Executivo (União, Estado e Municípios) é a primeira “grande oportunidade” recente, que ocorre “independente de cor partidária” e que, na opinião dele, vai permitir construir políticas públicas para atender a agricultura familiar.

Em meio ao “boom” do agro, deputados veem chance para agricultura familiar
Ministro e Riedel conversam antes do evnto; deputados destacam alinhamento do poder público (Foto: Paulo Francis)

O deputado estadual Zeca do PT também falou com otimismo sobre o momento, destacando “absoluto compromisso e sensibilidade” do governo estadual. Conforme ele, com a realização das conferências, com a participação de cerca de 2 mil pessoas, foi possível muitas pessoas exporem as demandas para atender os pequenos, o que deve resultar em um documento a ser entregue ao ministro e, no segundo semestre, culminar na busca por recursos para atender o setor.

O ministro deve anunciar no evento desta manhã, com a presença do governador Eduardo Riedel e secretários, R$ 400 milhões do Plano Safra 2023/2024 da Agricultura Familiar para atender a produção no Estado. A quantia corresponde a 10% do previsto para a região Centro-Oeste. Para todo o Brasil, são R$ 77 bilhões.

A deputada federal Camila Jara destacou o perfil do Estado, com a força do agronegócio, que acabou por impulsionar o PIB (Produto Interno Bruto), que o Governo Federal apoia o setor mas também reconhece a importância da agricultura familiar, uma vez que tem papel relevante na produção de alimentos para consumo interno. Ela destacou a importância de dar acesso a recursos, “gerar independência e dar modelos alternativos de sustentabilidade.”

Em meio ao “boom” do agro, deputados veem chance para agricultura familiar
Deputados petistas destacaram momento de otimismo com o apoio nas 3 esferas do Executivo (Foto: Paulo Francis)


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias