Em meio ao “boom” do agro, deputados veem chance para agricultura familiar
Parlamentares petistas manifestaram otimismo com alinhamento em favor dos pequenos agricultores
O anúncio dos recursos para o Plano Safra da Agricultura Familiar e o desfecho das Conferências da Agricultura Familiar ajudam a moldar a expectativa positiva de parlamentares para o setor em Mato Grosso do Sul. Esta manhã, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, participa de solenidade no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo e deve receber um documento com as demandas dos pequenos produtores. O evento foi marcado em comemoração ao Dia do Agricultor Familiar.
Ontem, Teixeira visitou o Assentamento Itamarati, em Ponta Porã, conheceu a produção local e necessidades que ainda precisam ser atendidas. O deputado federal Vander Loubet, coordenador da bancada federal, disse que o ministro saiu impressionado com o que viu e ouviu demandas, que devem se somar ao que foi apontado ao longo de 13 conferências regionais. A que é realizada nesta manhã é a última, reunindo técnicos do Governo Estadual e lideranças de assentados, comunidades indígenas e quilombolas.
Para Loubet, o grau de alinhamento das três esferas do Poder Executivo (União, Estado e Municípios) é a primeira “grande oportunidade” recente, que ocorre “independente de cor partidária” e que, na opinião dele, vai permitir construir políticas públicas para atender a agricultura familiar.
O deputado estadual Zeca do PT também falou com otimismo sobre o momento, destacando “absoluto compromisso e sensibilidade” do governo estadual. Conforme ele, com a realização das conferências, com a participação de cerca de 2 mil pessoas, foi possível muitas pessoas exporem as demandas para atender os pequenos, o que deve resultar em um documento a ser entregue ao ministro e, no segundo semestre, culminar na busca por recursos para atender o setor.
O ministro deve anunciar no evento desta manhã, com a presença do governador Eduardo Riedel e secretários, R$ 400 milhões do Plano Safra 2023/2024 da Agricultura Familiar para atender a produção no Estado. A quantia corresponde a 10% do previsto para a região Centro-Oeste. Para todo o Brasil, são R$ 77 bilhões.
A deputada federal Camila Jara destacou o perfil do Estado, com a força do agronegócio, que acabou por impulsionar o PIB (Produto Interno Bruto), que o Governo Federal apoia o setor mas também reconhece a importância da agricultura familiar, uma vez que tem papel relevante na produção de alimentos para consumo interno. Ela destacou a importância de dar acesso a recursos, “gerar independência e dar modelos alternativos de sustentabilidade.”
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.