"Estarrecido", diz Fux sobre discurso de Contar contra "fique em casa"
Presidente do Supremo Tribunal Federal criticou falas do desembargador Carlos Eduardo Contar durante cerimônia de posse
O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, abriu os trabalhos no Judiciário nesta segunda-feira (1º) respondendo as declarações do presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), desembargador Carlos Eduardo Contar, que atacou as medidas de distanciamento social durante a pandemia da covid-19.
Ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que havia compartilhado nas redes sociais o discurso de Contar, Fux afirmou que não se deve ouvir vozes isoladas, entre elas as do próprio Poder Judiciário, que “abusam da liberdade de expressão para propagar ódio, desprezo às vítimas e negacionismo científico”.
“É tempo de valorizarmos as vozes ponderadas, confiantes e criativas que laboram diuturnamente, nas esferas públicas e privadas, para juntos vencermos essa batalha”, completou Fux.
O presidente do STF disse ainda ter ficado “estarrecido” com o discurso de Contar durante a cerimônia de posse em Campo Grande. “Confesso que fiquei estarrecido com o pronunciamento de um presidente do Tribunal de Justiça minimizando as dores desse flagelo”.