Fora do Incra, Flodoaldo será assistente de Valter no DF
Depois de resistir um ano e três meses à frente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Flodoaldo Alves Alencar foi exonerado ontem e já deixou o comando do instituto.
Ele, que pediu para sair, vai trabalhar em Brasília. "Ele vai ser meu assistente na comissão de Agricultura e Reforma Agrária no Senado Federal", afirma o senador Valter Pereira (PMDB), que indicou Flodoaldo para o Incra e o manteve no cargo mesmo à revelia dos movimentos sociais.
Enquanto o senador atribui a saída de Flodoaldo à necessidade de ocupar o novo cargo, os líderes de entidades relacionadas à reforma agrária defendem que o superintendente do Incra foi convidado a sair.
Flodoaldo Alencar foi nomeado em março de 2008, após uma onda de protestos, inclusive com fechamento de rodovias, e reunião entre os movimentos sociais e Lula, durante visita do presidente a Campo Grande.
Conforme a assessoria de imprensa do Incra, a nomeação do adjunto Valdir Nascimento como novo superintendente é aguardada até sexta-feira. Ele assumiu o comando do órgão de forma interina.
A troca na superintendência do Incra foi antecipada pela coluna Jogo Aberto no dia 12 de junho.
Mesmo com a saída de Flodoaldo, o Incra continua sob o comando do PMDB. "