Gerson Claro pede esforço em comissões para agilizar votação de projetos
Segundo o presidente, a ideia é encerrar na semana que vem para o plenário passar por reformas
O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, do PP, pediu aos colegas a agilidade na tramitação de projetos nas comissões de mérito da Casa para que os temas sejam colocados em votação até o final da semana que vem. Segundo ele, a intenção é adiantar o recesso, que tem prazo de início no dia 22, a fim de liberar o plenário para passar por reforma.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, solicitou agilidade na análise de projetos para que possam ser votados antes do recesso, previsto para começar no dia 22. Ele enfatizou a importância de liberar as matérias já analisadas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e destacou que o Legislativo tem uma série de temas a discutir, incluindo 34 projetos do Poder Executivo desde outubro. A CCJR já realizou sessões extraordinárias para aumentar a análise de matérias, e acordos de liderança estão sendo buscados para acelerar a tramitação e votação, visando também a reforma da Casa, que incluirá melhorias em acessibilidade e tecnologia.
Esta manhã, antes do início da sessão, ele fez o apelo, apontando a necessidade de agilizar a liberação das matérias, já analisadas na CCJR (Comissão de Constitucional, Justiça e Redação) acerca da regularidade formal, para verificação dos aspectos materiais do conteúdo proposto.
O recesso deve começar no dia 22, a última sessão seria no dia 19, daqui a duas quintas-feiras, mas a pretensão é adiantar em uma semana. O Legislativo tem ainda uma série de temas para serem discutidos e votados. Somente do Poder Executivo, foram 34 projetos desde o começo de outubro. O orçamento do ano que vem é um dos assuntos a serem analisados.
A CCJR já realizou sessões extraordinárias para aumentar o volume de matérias analisadas e liberar para as comissões temáticas. Acordos de liderança também devem ser concretizados para acelerar a tramitação e votação.
Servidores da Assembleia já visitaram a estrutura em Goiás para o planejamento das atrações a serem feitas na Casa em MS, como acessibilidade, uso de recursos tecnológicos. A estrutura do Legislativo em Mato Grosso também foi conhecida para inspirar a reforma a ser feita aqui.