Governador assina lei estadual que torna santa padroeira de MS
Ato oficial vai ocorrer na igreja Perpétuo Socorro, em Campo Grande
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai sancionar hoje (27), a partir das 9h, a lei estadual que institui a Nossa Senhora de Perpétuo Socorro, como padroeira do Estado. A assinatura vai ocorrer durante a novena que ocorre na igreja, em Campo Grande.
Nossa Senhora de Perpétuo Socorro foi escolhida como padroeira pelos deputados estaduais, que aprovaram o projeto, de autoria de Paulo Siufi (MDB), na semana passada. Ele justificou que apresentou o nome da santa devido aos milhares de fiéis que possui em todo Estado, além de contar com a tradicional "novena", que ocorre todas as quartas-feiras.
O autor ainda citou que a igreja faz parte da história e cultura do Estado. O projeto que foi aprovado na Assembleia e agora vai virar lei estadual, teve a adesão de 15 deputados, sendo que no dia da votação teve apenas um voto contrário, de Maurício Picarelli (PSDB).
A solenidade de assinatura da nova lei vai contar com a presença dos deputados Paulo Siufi (MDB) e Junior Mochi (MDB), presidente da Assembleia. O autor da lei ainda convidou os demais parlamentares que assinaram a proposição, para participar do ato oficial.
A proposta chegou a gerar polêmica na Assembleia, quando passou pela CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). O relator da matéria, Lídio Lopes (PEN), sugeriu que a Casa de Leis fizesse uma pesquisa para avaliar a proposição, pois alegou que muitos católicos estavam pedindo que fosse escolhido outro padroeiro.
Apesar do impasse, a proposta seguiu para votação na última semana da Assembleia, sendo aprovada na última quarta-feira (20), com direito a sessão extraordinária, para que seguisse direto para sanção do governador, que vai ocorrer nesta manhã.