ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  21    CAMPO GRANDE 27º

Política

Governo firma convênio para instalar centro de transplantes em MS

Hospital Adventista do Pênfigo passará a ofertar procedimentos relacionados a fígado e rins

Por Gustavo Bonotto e Alison Silva | 29/09/2023 17:55
O governador Eduardo Riedel, deputado Beto Pereira, a coordenação do CET e do Hospital Pênfigo durante a assinatura do convênio. (Foto: Alison Silva)
O governador Eduardo Riedel, deputado Beto Pereira, a coordenação do CET e do Hospital Pênfigo durante a assinatura do convênio. (Foto: Alison Silva)

Com aporte financeiro de R$ 1 milhão, o Governo do Estado assinou, no fim da tarde desta sexta-feira (29), o convênio com o Hospital Adventista do Pênfigo para a instalação do primeiro Centro de Transplante de fígados e rins em Mato Grosso do Sul. A solenidade foi celebrada na sede da CET (Central Estadual de Transplantes), situada na Avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

Na abertura, o governador Eduardo Riedel (PSDB) ressaltou que a instrumentação de um centro de transplantes acaba gerando referência no âmbito nacional. "Vamos ajudar a diminuir a fila de transplantes do Brasil, do Estado. Temos que melhorar na oncologia. Não é da noite pro dia, que demanda estudo, gente preparada e recurso.

Para a coordenadora estadual Claire Miozzo, a parceria facilita a realização dos procedimentos em Campo Grande. "É uma satisfação receber esse aporte para fazer transplantes aqui. Um grande alívio para aqueles que precisam sair do estado para poder receber um órgão. No entanto, falta a compra de equipamentos e insumos. Temos potencial para aumentar o número de doadores , por isso temos que conversar muito sobre a doação, conversar e pedir para as famílias", disse.

Segundo o médico André Moreira Nunes, o Hospital do Pênfigo se prepara há dois anos para concretizar a realização de transplantes. "Começamos a arrumar a casa. Fomos atrás de parcerias e chegou o recurso. Para nós é um motivo de alegria concretizar mais um sonho, realizar o primeiro transplante de fígado. Queremos ser mais audaciosos, pois o hospital está aqui para servir a população de MS".

Já o deputado federal Humberto Pereira, o Beto Pereira (PSDB), reforçou que o SUS (Sistema Único de Saúde) é o único meio de se obter um transplante. "O sistema funciona, tem problemas, mas funciona. A partir de agora, temos que terminar como campeões nos transplantes e também doações nos levantamentos nacionais".

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News

Nos siga no Google Notícias