Justiça Eleitoral de Campo Grande manda prender diretor do Google
Liminar também determina que Youtube fique 24 horas fora do ar
A Justiça Eleitoral de Campo Grande decretou a prisão representante do Google no Brasil, Fábio José Silva Coelho. A decisão veio no processo movido pela assessoria jurídica do candidato a prefeito Alcides Bernal (PP).
De acordo com o advogado Lênio Ben Hur, liminar obrigou o Youtube (controlado pelo Google), Facebook e Flickr (Yahoo) a retirarem vídeos com divulgação de material apócrifo (anônimo) sobre o candidato. Os vídeos falam em instigação à prática de aborto, embriaguez, lesão corporal contra menor e enriquecimento ilícito.
O pedido de exclusão foi atendido pelos dois últimos, mas o Google não cumpriu a decisão judicial e recorreu. A empresa alegou que “tão logo recebeu a liminar e a petição inicial concluiu que não se trata de propaganda eleitoral negativa”.
A Justiça negou o recurso e o juiz eleitoral Flávio Saad Peron decretou a prisão do diretor na última quinta-feira por desobediência. Segundo o advogado, o Google pediu a revogação da prisão no sábado, mas o magistrado indeferiu o pedido.
A expectativa é que a PF (Polícia Federal) cumpra o mandando de prisão nesta segunda-feira. A liminar também obriga que o Youtube fique fora do ar por 24 horas.