ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Política

Ministra desembarca em Campo Grande com alterações em agenda

Cida Gonçalves participa de eventos junto à prefeita, durante sua visita à Capital

Guilherme Correia | 30/03/2023 10:44
Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, está em Campo Grande nesta quinta-feira. (Foto: Agência Brasil)
Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, está em Campo Grande nesta quinta-feira. (Foto: Agência Brasil)

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, está em Campo Grande nesta quinta-feira (30) e teve algumas mudanças em sua agenda. Ela cancelou visita ao gabinete da prefeita Adriane Lopes (Patriota), mas ainda a encontrará, em outros eventos. Sua presença na Capital visa debater violência de gênero no Estado e propor melhorias.

Seu primeiro compromisso é visita à Setescc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), às 11h, onde almoça com a secretária-adjunta Viviana Luiza e as subsecretárias da Mulher, Igualdade Racial, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência.

Inicialmente, a ministra se encontraria com Lopes em seu gabinete, mas o compromisso foi alterado - elas se encontrarão na sexta-feira (31), durante inauguração de novo Imol (Instituto Médico Odontológico Legal), na Casa da Mulher Brasileira.

Conforme apurado pela reportagem, Lopes também foi convidada a participar de outros encontros com Gonçalves. A justificativa dada é que elas já se veriam em várias oportunidades, ou seja, o encontro estaria contemplado.

Violência contra a mulher - Em 2023, a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública) já registrou, ao menos, cinco casos de feminicídio. No ano passado, foram 43 casos, número recorde desde 2015, quando a lei tipificou esse crime.

Desde quando era secretária do Ministério das Mulheres, em 2011, Gonçalves defendia o Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. Agora, como ministra, ela também quer uma frente pela lei de igualdade entre homens e mulheres, para garantir a pluralidade, diversidade e transversalidade.

A meta da chefe de Estado é educar os meninos e discutir a violência contra as mulheres em todos os lugares, bem como dentro das residências brasileiras. A ministra ainda promete lutar para aumentar o orçamento da pasta, que neste ano tem apenas R$ 23 milhões para implementar programas.

Agenda - Ainda no primeiro dia, ela concede coletiva de imprensa na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) e participa de audiência pública sobre violência contra a mulher e feminicídio no Mato Grosso do Sul, realizada no Plenário Deputado Júlio Maia.

Na sexta-feira (31), a ministra terá um café de boas-vindas com o governador Eduardo Riedel (PSDB), no Parque dos Poderes, onde também estarão presentes a primeira-dama Mônica Riedel e as secretárias estaduais.

Em seguida, participa do encontro estadual de gestoras "Somos e Somamos", no Auditório do Bioparque Pantanal, juntamente com Riedel, secretárias adjuntas, subsecretárias e gestoras municipais.

Após o almoço, Gonçalves inaugura a sala do Imol, na Casa da Mulher Brasileira, localizada no Jardim Imá. Além disso, o espaço servirá para atender crianças vítimas de violência durante plantões de finais de semana e feriados - essa medida foi anunciada pelo Governo do Estado, após caso de criança de dois anos estuprada e morta pelo pai, que gerou repercussão nacional.

A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes, e outras autoridades também estarão presentes na inauguração. A obra visa humanizar o atendimento dado às mulheres vítimas de violência física e sexual e conta com investimento do Governo do Estado.

Na oportunidade, a ministra também anunciará a Patrulha Maria da Penha, programa que atende e monitora mulheres em situação de violência com profissionais capacitados e investimento institucional.

Por fim, a ministra ainda visita o Ceam (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), na nova sede localizada na Rua Pedro Celestino, no Centro. A visita técnica tem como objetivo conhecer as instalações e avaliar as necessidades do prédio para melhorar o atendimento às mulheres em situação de violência.

Quem é Cida? - Especialista em gênero e violência contra mulher, Cida atuou como assessora técnica e política da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Mulher, atuou também como assessora da Coordenadoria de Atendimento à Mulher da Secretaria de Estado de Assistência Social, Cidadania e Trabalho na gestão do então governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.

Entre 2003 e 2012, atuou como secretária nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Nos siga no Google Notícias