Morre aos 96 anos ex-ministro, ícone da política, Delfim Netto
Economista esteve à frente do Ministério da Fazenda no regime militar e continuou influente na democracia
O ex-ministro da Fazenda, da Agricultura e do Planejamento Antônio Delfim Netto morreu na madrugada desta segunda-feira (12). Com 96 anos, ele estava internado no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, há uma semana. Delfim Netto foi ministro durante a ditadura militar, ficando conhecido por operar o “milagre econômico”, época de crescimento do Brasil, e continuou sendo influente no período democrático.
Ainda não foi informada a causa da morte à imprensa. A assessoria informou apenas que foi "em decorrência de complicações no seu quadro de saúde”. O velório e enterro não serão abertos ao público.
Delfim Netto era economista e professor universitário. Ele foi ministro nas décadas de 60, 70 e 80 e professor da Faculdade de Economia da USP (Universidade de São Paulo). Ele também foi ministro do planejamento, da agricultura e embaixador do Brasil na França.
Depois do fim do regime militar, Delfim Netto foi deputado federal por cinco mandatos consecutivos e era consultado constantemente por governantes interessados em seus conselhos sobre economia. Ele foi filiado ao PMDB, o atual MDB (Movimento Democrático Brasileiro) e, por último, ao PP (Partido Progressista).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.