Município precisará de calma até a maturidade de projeto de celulose, diz Riedel
Governador afirma que instalação da fábrica em MS trará desenvolvimento para o município e para MS
Durante visita à fábrica de celulose da Arauco, no Chile, o governador Eduardo Riedel (PSDB) frisou que a população de Inocência, município onde a empresa de celulose irá instalar unidade nos próximos anos, precisará ter calma e tranquilidade durante a implantação, para na "maturidade do projeto" colher os benefícios do desenvolvimento.
“Inocência vai empregar certamente na maturidade mais de três, quatro mil pessoas, e o processo de construção vai demandar de nós, do Estado, do prefeito Toninho e toda população muita calma, muita tranquilidade e muito foco, para que na maturidade do projeto a gente tenha a oportunidade de emprego e renda para o desenvolvimento de MS”, afirmou Riedel após conhecer a unidade chilena.
O governador publicou um vídeo nas redes sociais revelando ter ficado muito otimista com o que conheceu na fábrica em Concepción, vislumbrando o que pode acontecer em Mato Grosso do Sul.
“A Arauco é uma empresa extremamente responsável e deu pra ver aqui na cidade o que eles fazem, numa pequena cidade do Chile e no entorno, em termos de responsabilidade social, então saio daqui muito feliz e com a perspectiva positiva pro nosso Estado, desse crescimento que nós estamos passando”, disse Riedel no vídeo.
Quem também ficou muito satisfeito com o que conheceu no Chile foi o prefeito de Inocência, Antônio Ângelo Garcia, conhecido por "Toninho da Cofap". Para ele, a visita foi de extrema importância para já ter ideia do que será implantado no município que administra. “Tivemos várias reuniões ótimas, todas muito importantes, uma viagem de trabalho, interessantíssima”, afirma o prefeito.
O ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB) integra a comitiva e também comentou sobre a expectativa com o empreendimento. Em suas redes sociais, fez publicações falando sobre os incentivos fiscais aprovados durante o seu governo, que facilitou a vinda da Arauco para Mato Grosso do Sul.
“Aprovamos no meu governo incentivos fiscais e estamos trazendo para MS, no município de Inocência, uma fábrica da Arauco, a maior companhia florestal das Américas e a segunda maior produtora mundial de painéis de madeira, elaborados com matérias-primas de fontes sustentáveis e revestidos com padrões e acabamentos que acompanham as tendências mundiais em móveis, arquitetura e design de interiores”, afirmou Azambuja.
A fábrica - Conforme publicado pelo Campo Grande News, em junho, a Arauco Celulose do Brasil S/A apresentou o Rima (Estudo de Impacto Ambiental) para o início do processo de obtenção de licença para a fábrica, um projeto estimado em R$ 28,3 bilhões. A empresa reúne no documento os passos para a implantação da fábrica, os impactos que o projeto pode causar e as medidas mitigatórias.
A previsão é que as obras comecem em 2025 e se estendam por 40 meses, tendo o início das operações no primeiro trimestre de 2028. A fábrica será implantada à margem da MS-377, que liga a BR-262 a Paranaíba, a 35 quilômetros do perímetro urbano de Inocência. A geração dos empregos na indústria devem elevar a média da remuneração local, estimada em quase dois salários mínimos, como constou no estudo, enquanto em Três Lagoas, cidade próxima, que já conta com indústrias, a média é de três salários mínimos.
A comitiva conta ainda com a senadora Tereza Cristina (PP) e o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck. Eles ficam no Chile até sábado (29).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.