Na fronteira, Coronel Sapucaia reelege Rudi Paetzold com 47,93% dos votos
Comando da prefeitura de cidade fronteiriça era disputado por três candidatos
Na fronteira com o Paraguai, Rudi Paetzold (MDB) foi reeleito à prefeitura de Coronel Sapucaia com 4.151 votos, 47,93% dos votos válidos. O segundo colocado obteve 3.348 votos, 38,66% do total e, o terceiro colocado, 1.162 votos, 13,42%.
Com população de 15.352 pessoas, Coronel Sapucaia foi um dos distritos do “Patrimônio da União” do município de Ponta Porã, sendo seu primeiro nome Nhu-Verá (campo que brilha).
Por ali, entravam a maioria dos paraguaios contratados pela Cia. Mate Laranjeira, que estrategicamente montou um posto de abastecimento para a exploração de erva-mate.
O nome atual de Coronel Sapucaia foi em homenagem a militar que morreu na Guerra do Paraguai. No quesito economia, o município tem como principal atividade o comércio e a produção de soja e milho.
Conforme relatório divulgado pelo Idesf (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteiras), Coronel Sapucaia é vice-campeã na lista das cidades mais violentas da fronteira do Brasil com o Paraguai. O indicador é a taxa de mortalidade por violência a cada cem mil habitantes.