ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 28º

Política

Para aumentar cura, Câmara quer criar Política de Atenção à Oncologia

Na sessão de terça-feira, vereadores ainda votam mudança de nome de duas escolas

Por Fernanda Palheta | 22/09/2024 16:51
Vereadores durante sessão ordinária no plenário da Câmara (Foto: Câmara Municipal/ Divulgação)
Vereadores durante sessão ordinária no plenário da Câmara (Foto: Câmara Municipal/ Divulgação)

Na sessão ordinária da próxima terça-feira (24), os vereadores de Campo Grande irão discutir e votar, em primeira discussão, o Projeto de Lei nº 11.319/24, que cria a Política Municipal de Atenção à Oncologia Infanto Juvenil. De autoria do vereador Victor Rocha (PSDB), a proposta tem o objetivo de aumentar a os índices de cura e a melhoria da qualidade de vida dos pacientes com câncer.

As medidas beneficiarão crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. Entre as ações previstas no texto estão a "definição dos serviços atualmente habilitados em oncologia pediátrica", a "implantação de serviço de teleconsultoria para apoio ao diagnóstico precoce e acompanhamento clínico" e "monitoramento contínuo dos serviços prestados".

O projeto ainda traz como objetivo promover a capacitação dos profissionais sobre os protocolos de tratamento, conscientizar a rede escolar e a comunidade em geral sobre o assunto e incluir o tratamento paliativo como forma de amenizar os sintomas para o paciente.

Na justificativa, o tucano aponta que o câncer já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos. "No Brasil ainda há necessidade de melhorar os resultados, pois muitas crianças chegam ao centro de tratamento com doença avançada", ressalta.

Ele ainda fala da importância da discussão sobre tratamento paliativo. "Apesar de a oncologia pediátrica ser uma especialidade que busca não somente aumentar as chances de cura de crianças, mas também diminuir as sequelas decorrentes do tratamento, nem todas sobreviverão, sendo os cuidados paliativos de fundamental importância para o atendimento adequado desde o período do diagnóstico ao desfecho da doença, além de acompanhar e auxiliar no processo de luto da família", disse.

Os vereadores ainda irão votar a mudança de nome de duas escolas, a primeira da Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI Novos Estados para Escola Municipal De Educação Infantil – EMEI Prof.ª Marly Sant’ Anna Pinheiro. Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI Jd. Inápolis para Escola Municipal de Educação Infantil – EMEI Prof.ª Dulce Coutrim de Freitas.  As duas mudanças foram propostas pela Mesa Diretora.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias