Para decidir seu voto, conheça os candidatos à Prefeitura de Campo Grande
Lista completa como perfil e número de quem está apto nestas eleições municipais
Antes de ir às urnas neste domingo de eleições municipais 2024, conheça os sete candidatos aptos à votação para a Prefeitura de Campo Grande. Confira o perfil, partido e número para decidir em quem votar.
Adriane Lopes, candidata pelo PP, número 11 - Atual prefeita de Campo Grande, Adriane Barbosa Nogueira Lopes nasceu no dia 25 de junho de 1976, na cidade de Grandes Rios, no Paraná, mas mudou-se para Campo Grande na infância.
É formada em Direito e Teologia, e pós-graduada em Administração Pública e Gerência de Cidades. Em 2017, iniciou a trajetória política ao ser eleita vice-prefeita de Campo Grande na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Marquinhos Trad. Em abril de 2022 assumiu a gestão municipal quando Trad deixou o cargo para ser candidato a governador de Mato Grosso do Sul. Adriane se declara como uma mulher conservadora e evangélica.
Beto Figueiró, candidato pelo Novo, número 30 - Humberto Sávio Abussafi Figueiró, Beto Figueiró, nasceu no dia 21 de novembro de 1967, em Campo Grande, MS. É o caçula dos sete filhos da Sarah Abussafi Figueiró e Eliphas Figueiró. Figueiró é advogado, professor universitário, empreendedor do ramo imobiliário e produtor rural.
Em 2018 foi candidato ao Senado pelo Podemos, e em 2022, foi candidato ao cargo de vice-governador do Estado na chapa encabeçada por Renan Contar, conhecido como Capitão Contar.
Beto Pereira, candidato pelo PSDB, número 45 - Humberto Pereira nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 14 de novembro de 1977. Filho de Valter Pereira e de Lucimar Rezende Pereira, é também trineto do fundador da capital, José Antônio Pereira. Foi emancipado para formalizar atividades empresariais que já desempenhava desde os 16 anos.
Aos 26 anos se formou em Direito, quando ingressou na vida pública ao se eleger o prefeito mais jovem do Estado, à época, em Terenos, e governou o município por dois mandatos consecutivos. Em 2009, assumiu a presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Em 2014 assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Em 2018 foi eleito deputado federal e reeleito em 2022.
Camila Jara, candidata pelo PT, número 13 - Camila Jara nasceu em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, no dia 10 de fevereiro de 1995. É formada em Ciências Sociais pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Sua história política começou quando ainda era criança, sua avó Narciza foi uma das fundadoras do Partidos dos Trabalhadores na Capital.
Camila fez parte de movimentos estudantis, militou pelo partido dos trabalhadores, coordenou campanhas de juventude nas eleições de 2014 e 2016, e participou do estágio visita na Câmara Federal em Brasília. Em 2020 foi eleita vereadora de Campo Grande. Aos 29 anos está no segundo ano de seu primeiro mandato como deputada federal.
Luso de Queiroz, candidato pelo PSOL, número 50 - Luso é natural de Campo Grande, nascido em 26 de junho de 1994. Analista político da Sputnik Consulting e militante da Frente de Lutas Populares, é comerciário e morador da região central. Iniciou a luta social na União da Juventude Socialista e no movimento estudantil secundarista, sendo dirigente estadual da UBES. Foi militante ambientalista no Greenpeace e Ong Terra Verde. Trabalhou com a Intersindical, ANDES (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior) e MST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra).
Rose Modesto, candidata pelo União Brasil, número 44 - Rose nasceu em 20 de fevereiro de 1978, em Fátima do Sul, Mato Grosso do Sul. Ainda adolescente, saiu com a família de Culturama, distrito de Fátima do Sul, e veio para Campo Grande. Na Capital, estudou História como bolsista da UCDB e lecionou por 12 anos essa disciplina na rede pública de ensino, até que em 2008 concorreu e venceu a disputa para vereadora.
É conhecida por fundar o projeto Tocando em Frente, que até hoje atende crianças, jovens e adultos com arte, esporte, cultura e ação social nos bairros Parati e Aero Rancho, em Campo Grande. Rose foi vice-governadora e secretária estadual de Assistência Social durante o mandato de Reinaldo Azambuja (PSDB), mas em 2018 se elegeu deputada federal. Em abril de 2023 assumiu o cargo de superintendente da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-oeste), deixou o órgão para disputar a Prefeitura de Campo Grande.
Ubirajara Martins, candidato pelo DC, número 27 - Nascido em 29 de janeiro de 1967, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, Ubirajara é filho de Anair Maria Marin Martins e Raul Borges Martins. Mudou-se para Campo Grande em 1982 junto com sua família.
E a partir das 16 horas você acompanha em tempo real a apuração das eleições 2024 neste link no Campo Grande News. Os números direto do TRE serão disponibilizados assim que as urnas forem abertas.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.