Posse de Lula na Casa Civil e rito sobre impeachment começam às 9 horas
Também está prevista para hoje, no mesmo horário, o rito do impeachment
A posse do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) como ministro da Casa Civil acontece nesta quinta-feira (17), às 10 horas, no horário de Brasília, 9 horas, de Mato Grosso do Sul. No mesmo horário está prevista a sessão para indicação dos deputados que vão compor a comissão de impeachment contra presidente Dilma Rousseff (PT).
Na manhã de quarta-feira (16), foi anunciada a definição de Lula no ministério, o que foi visto como manobra do governo para que o ex-presidente se livrasse da mira do juiz Sergio Moro. A nomeação dele foi publicada ontem mesmo, em edição extra do Diário Oficial da União.
A consequência do ato e a divulgação de gravações entre Lula e Dilma desencadearam uma série de protestos pelo País. Em Campo Grande, diversas pessoas se reuniram nas proximidades da sede do MPF-MS (Ministério Público Federal), na Avenida Afonso Pena, onde protestaram contra o ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff e o PT. Os manifestantes prometer ir às ruas novamente nesta quinta.
Na agenda no site do Planalto, consta a cerimônia de posse dos novos ministros. Além de Lula na Casa Civil; da Justiça, Eugênio Aragão; da Secretaria de Aviação Civil, Mauro Lopes e do Chefe de Gabinete Pessoal da Presidenta da República, Jaques Wagner.
Sobre o rito do impeachment, de acordo com o Portal da Câmara, às 14 horas, se houver quórum, começará a Ordem do Dia, com a eleição da comissão especial como único item da pauta de votação. Já a instalação da comissão está prevista para as 17 horas. Eleição de presidente e relator do colegiado pode ocorrer ainda na quinta ou na sexta-feira (18).