ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 30º

Política

Prefeito revoga "quarentena” horas após restaurante do pai descumprir regras

Oficialmente, medidas contra coronavírus foram revogadas pelo impacto negativo à economia do País

Aline dos Santos | 27/03/2020 12:39
Prefeito revoga "quarentena” horas após restaurante do pai descumprir regras
Prefeito de Nioaque, Valdir Júnior (PSDB), decidiu revogar decretos, que foram desrespeitados pelo pai e por assessor.

Horas depois de ter o pai, que é comerciante, denunciado por descumprir decreto de “quarentena”, o prefeito de Nioaque, Valdir Couto Souza Junior (PSDB), decidiu revogar ordens que limitavam atividades comerciais no município por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid 19).

No documento publicado nesta sexta-feira (dia 27) no Diário Oficial da cidade, o prefeito justifica que tornou sem efeito os decretos 32 e 37, publicados respectivamente em 20 e 21 de março, porque as medidas de contenção contra a doença foram emergenciais e pelo impacto negativo à economia do País.

No entanto, o Campo Grande News recebeu cópia de Boletim de Ocorrência que mostra que no fim da tarde de ontem (26 de março), o comerciante Valdir Couto de Souza, 64 anos, pai do prefeito, foi “enquadrado” por manter restaurante de portas abertas.

De acordo com o registro, a promotora Mariana Sleiman Gomes requisitou a presença do delegado Diego de Queiroz Satiro Cabral Batista após receber denúncia anônima sobre funcionamento irregular de restaurante, localizado na BR-060.

No local, foi constatado descumprimento ao artigo do decreto 37, que determinou que fiquem “inteiramente vedados” restaurantes, cafés, feira do produtor, boates, bares e conveniências. Estava liberada somente a retirada de produtos nos locais e serviço de entrega.

Funcionários relataram ao delegado e à promotora que o funcionamento estava normal desde terça-feira (dia 24), mas com acesso limitado de cinco pessoas. O decreto cita essa exigência de no máximo cinco pessoas em estabelecimentos comercias entre 22 de março a 5 de abril , mas inclui restaurante no artigo  dos “inteiramentes vedados”.

O Boletim de Ocorrência foi registrado como infração de medida sanitária preventiva, crime contra a saúde pública previsto no  artigo 268 do Código Penal. Proprietário do restaurante, Valdir Couto de Souza estava na fazenda no Pantanal, mas um dos seus filhos  foi à delegacia e informou o pai por meio de ligação no viva voz.

Derrubado pelo prefeito, o decreto 32 vedou a realização de eventos, cultos e fechou estabelecimentos, como academias. Já o decreto 37, também revogado, trouxe decisões como o fechamento da rodoviária e regras para o setor comercial.

O Campo Grande News não conseguiu contato com o prefeito de Nioaque nesta sexta-feira.

Festa – No fim de semana, o chefe de gabinete da Prefeitura de Nioaque, Agenor Barbosa Neto, 34 anos, foi detido por dar uma festa um dia depois que o prefeito havia proibido qualquer tipo de aglomeração para conter a disseminação do novo coronavírus.  A cidade registrou um caso suspeito do novo coronavírus, mas que já foi descartado.

Nioaque também é conhecida por ter sido um dos locais onde o presidente Jair Bolsonaro serviu como militar do Exército. Nesta semana, o presidente defendeu isolamento somente para idosos e pacientes com comorbidades.

Prefeito revoga "quarentena” horas após restaurante do pai descumprir regras


Nos siga no Google Notícias