ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
FEVEREIRO, QUARTA  12    CAMPO GRANDE 29º

Política

Presidente do TJMS assina nota pública sobre risco de ataques ao STF

No documento, entidade que reúne chefes das cortes estaduais diz que quando o Judiciário é atingido, a sociedade também

Marta Ferreira | 08/06/2020 16:50
Presidente do TJMS assina nota pública sobre risco de ataques ao STF
O presidente do TJMS, Paschoal Carmelo Leandro, que assina nota defendendo o STF de ataques. (Foto/Arquivo Campo Grande News)

Subscrita pelo presidente do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), Paschoal Carmelo Leandro), nota pública do Codepre (Colégio de Presidentes de Tribunais Estaduais) manifesta “preocupação com os recentes ataques e ameaças ao Supremo Tribunal Federal, bem como a outros organismos do Poder Judiciário”. Ataques, principalmente ao Supremo, tem se repetido nas manifestações de rua a favor do presidente Jair Bolsonaro.

“Ameaçar o STF é vilipendiar a Constituição, é colocar em risco as conquistas democráticas do povo brasileiro, é afrontar nossa cidadania. Diante disto, não podemos nos calar”, afirma o texto. “O Poder Judiciário, que tem no STF sua mais alta representação, mais do que guardião da Constituição, é o protetor dos direitos do cidadão, em todos os níveis”, prossegue a nota.

No entendimento dos dirigentes dos tribunais estaduais, aos quais se soma o do TJMS, “qualquer ameaça ao Supremo, portanto, é ameaça aos mais comezinhos direitos de cada brasileiro, que se verá indefeso diante de abusos autoritários, não importa de onde venham.”

“Assim os presidentes de Tribunais de Justiça Estaduais, responsáveis pela prestação jurisdicional e pela garantia dos direitos da totalidade da população, em primeira e segunda instâncias, manifestam sua solidariedade ao Supremo e a seus ministros e repudiam qualquer tentativa de enfraquecê-los e, consequentemente, de abrir caminho para usurpar seu poder constitucional.

A nota encerra repetindo que ameaçar o STF, “é ameaçar todo o Poder Judiciário brasileiro e, por extensão, afrontar a cidadania.”

O texto tem a assinatura do desembargador Carlos Alberto Alves Rocha, presidente do Codepre, e é subscrito pelos presidentes de todos os órgãos nos Estados.

Nos siga no Google Notícias