PSB oficializa apoio a Riedel em convenção no próximo sábado
Partido realizará convenção partidária no próximo final de semana, onde candidaturas serão oficializadas

PSB (Partido Socialista Brasileiro) deve oficializar apoio ao candidato Eduardo Riedel (PSDB) na disputa pelo governo do Estado neste sábado (23), durante convenção partidária.
No início de 2022, o então prefeito da Capital, Marcos Trad (PSD), chegou a convidar o presidente estadual do partido, Ricardo Ayache, para compor a candidatura, como vice.
Em maio, no entanto, a agremiação já declarava se aproximar da chapa que pretende suceder a atual gestão estadual. "A decisão vai ser oficializada no sábado, mas o caminho é de apoio à candidatura de Riedel. É claro que a decisão vai ser oficializada pelo presidente, que é quem discute as coisas, em termos estaduais, mas as conversas e tratativas que tivemos, foi no sentido de apoio à pré-candidatura de Riedel”, confirmou o deputado estadual Paulo Duarte (PSB), uma das principais lideranças do PSB e que vai buscar a reeleição para o legislativo estadual.
A reportagem tentou contactar Ricardo Ayache, nesta tarde, mas ligações não foram atendidas.
A executiva estadual do PSB realiza convenção partidária neste 23 de julho, às 9h, na Câmara Municipal de Campo Grande. Serão oficializados nomes dos candidatos e candidatas a cargos eletivos, bem como a formação de coligações para o pleito de outubro deste ano.
“A expectativa é de crescimento do PSB”, diz Duarte, filiado em abril ao partido. Ele ressalta que Ayache se encontrou com a direção nacional do partido e que foi definido o “encaminhamento” do Estado.
O deputado afirma que as candidaturas serão representativas, nos diferentes cargos pleiteados. “A expectativa é muito boa, montar uma chapa bem representativa, tanto no aspecto geográfico, mas também na questão de gênero e raça. Uma chapa com diversidade muito grande, no que foi construído pela direção do partido, e filiados, ao longo desse tempo.”
Eleições - Desde ontem, as convenções para escolha de candidatos às eleições de outubro estão autorizadas pela Justiça Eleitoral. Os eventos internos das legendas marcam a oficialização da disputa eleitoral e devem ser feitos até 5 de agosto.
Após este período, partidos e federações poderão registrar candidaturas dos escolhidos para concorrer à presidência no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até 15 de agosto. Já os candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal, estadual e distrital deverão solicitar registros nos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).
A partir de 16 de agosto, candidatos estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação. O segundo turno está marcado para 30 de outubro.