ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 28º

Política

PSB oficializa apoio a Riedel em convenção no próximo sábado

Partido realizará convenção partidária no próximo final de semana, onde candidaturas serão oficializadas

Guilherme Correia | 21/07/2022 15:59
Ex-secretário de Infraestrutura da atual gestão estadual, Eduardo Riedel é pré-candidato pelo PSDB. (Foto: Paulo Francis)
Ex-secretário de Infraestrutura da atual gestão estadual, Eduardo Riedel é pré-candidato pelo PSDB. (Foto: Paulo Francis)

PSB (Partido Socialista Brasileiro) deve oficializar apoio ao candidato Eduardo Riedel (PSDB) na disputa pelo governo do Estado neste sábado (23), durante convenção partidária.

No início de 2022, o então prefeito da Capital, Marcos Trad (PSD), chegou a convidar o presidente estadual do partido, Ricardo Ayache, para compor a candidatura, como vice.

Em maio, no entanto, a agremiação já declarava se aproximar da chapa que pretende suceder a atual gestão estadual.  "A decisão vai ser oficializada no sábado, mas o caminho é de apoio à candidatura de Riedel. É claro que a decisão vai ser oficializada pelo presidente, que é quem discute as coisas, em termos estaduais, mas as conversas e tratativas que tivemos, foi no sentido de apoio à pré-candidatura de Riedel”, confirmou o deputado estadual Paulo Duarte (PSB), uma das principais lideranças do PSB e que vai buscar a reeleição para o legislativo estadual.

A reportagem tentou contactar Ricardo Ayache, nesta tarde, mas ligações não foram atendidas.

A executiva estadual do PSB realiza convenção partidária neste 23 de julho, às 9h, na Câmara Municipal de Campo Grande. Serão oficializados nomes dos candidatos e candidatas a cargos eletivos, bem como a formação de coligações para o pleito de outubro deste ano.

“A expectativa é de crescimento do PSB”, diz Duarte, filiado em abril ao partido. Ele ressalta que Ayache se encontrou com a direção nacional do partido e que foi definido o “encaminhamento” do Estado.

O deputado afirma que as candidaturas serão representativas, nos diferentes cargos pleiteados. “A expectativa é muito boa, montar uma chapa bem representativa, tanto no aspecto geográfico, mas também na questão de gênero e raça. Uma chapa com diversidade muito grande, no que foi construído pela direção do partido, e filiados, ao longo desse tempo.”

Eleições - Desde ontem, as convenções para escolha de candidatos às eleições de outubro estão autorizadas pela Justiça Eleitoral. Os eventos internos das legendas marcam a oficialização da disputa eleitoral e devem ser feitos até 5 de agosto.

Após este período, partidos e federações poderão registrar candidaturas dos escolhidos para concorrer à presidência no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) até 15 de agosto. Já os candidatos aos cargos de governador, senador, deputado federal, estadual e distrital deverão solicitar registros nos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais).

A partir de 16 de agosto, candidatos estão liberados para fazer propaganda eleitoral na internet e nas ruas. Até 1º de outubro, um dia antes do primeiro turno, está liberada a realização de caminhadas, carreatas com carro de som, distribuição de material de campanha, comícios e compra de publicidade paga nos meios de comunicação. O segundo turno está marcado para 30 de outubro.

Nos siga no Google Notícias