ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUARTA  22    CAMPO GRANDE 30º

Política

Sem definição, Riedel fecha 1º escalão com nome provisório para área social

Conforme o novo organograma, Mato Grosso do Sul contará com 11 secretarias a partir de 2023

Aline dos Santos, Jhefferson Gamarra e Jessica Benitez | 27/12/2022 14:24
Sem definição, Riedel fecha 1º escalão com nome provisório para área social
Governador eleito Eduardo Riedel em coletiva de imprensa (Foto: Alex Machado)

O governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), anunciou nesta terça-feira (27) dois novos nomes que irão compor as secretarias de sua gestão. Conforme o novo organograma, o Estado contará com 11 pastas a partir de 2023.

Faltavam anunciar os titulares de três secretarias: SED (Secretaria de Estado de Educação); Setescc (Secretaria Estadual de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) e Sedhas (Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social), que não teve o novo titular confirmado.

Para a Educação, o nome escolhido foi o do professor de Geografia, Helio Dahaer, que atualmente desempenha as funções de conselheiro e superintendente de políticas educacionais da pasta.

A Secretaria de Cidadania e Cultura, que passará a se chamar Setescc, ficará sob o comando do ex-presidente da Fundesporte, Marcelo Miranda, que concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano, não sendo eleito. Ele comandou a Fundação de Esporte de 2015 a 2022, quando se licenciou para concorrer ao pleito.

A titular da Sedhas, pasta de assistência social e direitos humanos, ainda não foi anunciada. De acordo com Eduardo Riedel, a titular já foi definida, mas poderá assumir apenas em fevereiro de 2023. Por enquanto, a pasta será comandada de forma interina pela atual secretária, Elisa Cléia Pinheiro. Quando a futura secretária assumir a titularidade, Elisa Cléia passará para o cargo de secretária executiva de assistência social.

Na oportunidade, o governador eleito anunciou ainda a permanência de Eliane Detoni no EPE (Secretaria Especial de Parcerias Estratégicas). "O EPE não é secretaria, é um escritório, mas tem dimensão e status de secretaria especial, ela é responsável pela estruturação de projetos que captam recursos privados para grandes parcerias que o Estado tem. Em diversas aéreas que o Estado tem interesse e em projetos viáveis", frisou Riedel.

Confira a relação completa do secretariado anunciado pelo governador eleito:

Sem definição, Riedel fecha 1º escalão com nome provisório para área social
Novo titular da educação estadual, Hélio Queiroz Daher (Foto: Divulgação/Governo de MS)

Secretaria de Estado de Educação - Helio Queiroz Daher

Professor efetivo da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, graduado em Geografia, especialista em Gestão Escolar pela UFMS, Especialista em Gestão Sustentável do Turismo em Áreas Naturais e acadêmico de Mestrado Profissional em Educação.

Na secretária estadual de Educação, atuou como coordenador de Educação Básica, superintendente de Gestão da Rede e Normatização, superintendente de Orçamento e Finanças, coordenador do Comitê Gestor Estadual para Alfabetização e o Letramento do Pacto Nacional para Alfabetização na Idade, Presidente da Comissão Estadual para discussão da Base Nacional Comum Curricular e Conselheiro do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB.

Atualmente desempenha as funções de Superintendente de Políticas Educacionais, coordenador Estadual do Programa de Apoio à Implementação da Base Nacional Comum Curricular, conselheiro presidente do Conselho Estadual de Educação, membro da Frente de Currículo e Novo Ensino Médio do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais e conselheiro membro do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação.

Sem definição, Riedel fecha 1º escalão com nome provisório para área social
Marcelo Miranda , futuro titular da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania (Foto: Divulgação)

Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania - Marcelo Miranda 

Marcelo é graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), especialista em treinamento desportivo pela PUC/MG, mestre em Educação Física pela Unicamp, membro do Conselho Federal de Educação Física e professor do Curso de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Na vida pública, comandou a Fundesporte de 2015 até o primeiro semestre de 2022. Nas eleições deste ano, conquistou 11.029 votos para deputado estadual.

Sem definição, Riedel fecha 1º escalão com nome provisório para área social
Ex-deputado e futuro chefe da Casa Civil, Eduardo Rocha (Foto: Paulo Francis)

Casa Civil - Eduardo Rocha

Natural de Birigui (São Paulo), João Eduardo Barbosa Rocha (MDB) tem 56 anos e ocupa, atualmente, o cargo de secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica. Ele é casado com a senadora Simone Tebet (MDB), ex-candidata à presidência do Brasil e cotada para ministra no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Na trajetória política, Eduardo Rocha, que tem formação em Economia, foi eleito para três mandatos na Assembleia Legislativa. Antes, Rocha foi assessor parlamentar do sogro, o senador Ramez Tebet. Na passagem pelo Poder Legislativo, liderou a bancada do MDB na Casa de Leis.

Sem definição, Riedel fecha 1º escalão com nome provisório para área social
Ex-prefeito de Bataguassu, Pedro Arlei Caravina comandará a Secretaria de Governo. (Foto: Divulgação)

Secretaria de Governo - Pedro Caravina 

Natural de Presidente Prudente (SP), Pedro Arlei Caravina (PSDB) tem 52 anos e foi eleito deputado estadual. Delegado de polícia aposentado, ele foi prefeito de Bataguassu por dois mandatos e também presidiu a Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Entre fevereiro de 2021 e este ano, ele foi secretário adjunto na Seinfra (Secretaria Estadual de Infraestrutura), sendo a pasta comandada neste período por Eduardo Riedel. Caravina é formado em Direito, com pós-graduação em Gestão Pública Municipal.

Sem definição, Riedel fecha 1º escalão com nome provisório para área social
Atual secretária de administração, Ana Nardes, permanecerá na nova gestão (Foto: Paulo Francis)

Secretaria de Administração - Ana Carolina Nardes

Ela é atual secretária estadual de Administração e Desburocratização. Advogada e pós-graduada em Direito Público e Controle Externo da Administração Pública, já trabalhou em diversos órgãos públicos, como Polícia Federal e Governo do Estado do Paraná. Por sete anos, coordenou o setor de compras e contratos da Presidência da República, em Brasília.

Em 2015 ingressou no cargo de assessora jurídica no gabinete da Segov (Secretaria de Estado de Governo), onde permaneceu durante o primeiro mandato do governador Reinado Azambuja, gerenciando projetos como o da Transparência e Censo Previdenciário. Em 2019, ela assumiu a área de compras do governo, em que atuou como secretária especial, responsável por todas as aquisições de materiais e contratações de serviços do Governo do Estado.

Sem definição, Riedel fecha 1º escalão com nome provisório para área social
Médico Maurício Simões Corrêa assumirá a pasta da Saúde (Foto: Divulgação)

Secretaria de Saúde - Maurício Simões Corrêa 

Ele é médico cirurgião de cabeça e pescoço e ocupou diversos cargos diretivos na Unimed (Confederação Nacional das Cooperativas Médicas), tais como diretor financeiro e até diretor-presidente.

Maurício é filho do engenheiro-agrônomo Afonso Nogueira Simões Corrêa, falecido em 2016, que foi nomeado em 1975, pelo presidente Ernesto Geisel, para representar interesses da região sul do então Mato Grosso na comissão especial organizada para dividir o Estado. Seu pai também foi secretário de Desenvolvimento Econômico do governador Harry Amorim Costa.

Sem definição, Riedel fecha 1º escalão com nome provisório para área social
Jaime Verruck vai continuar no primeiro escalão do governo. (Foto: Izabela Cavalcanti)

Secretaria de Meio Ambiente - Jaime Verruck 

Natural de Crissiumal (RS), Jaime Elias Verruck tem 58 anos e, atualmente, é titular da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).

Economista, ele é doutor em Desenvolvimento e Planejamento Territorial. Verruck foi diretor-presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e atuou como Diretor Corporativo do Sistema Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul).

Sem definição, Riedel fecha 1º escalão com nome provisório para área social
Ex-prefeito de Ponta Porã, Helio Peluffo comandará a infraestrutura. (Foto: Paulo Francis)

Secretaria de Infraestrutura e Logística - Hélio Peluffo

Natural de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho (PSDB) tem 61 anos. Em 2020, foi reeleito prefeito da sua terra natal, o município fronteiriço com Pedro Juan Caballero (Paraguai).

Graduado em Arquitetura, ele foi secretário municipal de Planejamento entre 1987 e 1988. Na sequência, elegeu-se vereador em Ponta Porã. Peluffo retornou como secretário e comandou a pasta de Infraestrutura e de Meio Ambiente na cidade. Entre 2013 e 2016, liderou a secretaria de Obras em Maracaju.

Sem definição, Riedel fecha 1º escalão com nome provisório para área social
Secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira. (Foto: Izabela Cavalcanti)

Secretaria de Justiça e Segurança Pública - Antônio Carlos Videira

Natural de Santa Isabel do Ivaí (Paraná), Antônio Carlos Videira tem 53 anos e comanda a Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública). Videira ingressou na área de segurança como escrivão.

Depois, já delegado, atuou no DOF (Departamento de Operações de Fronteira), Defron (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Fronteira) e foi delegado regional da Polícia Civil de Dourados. Em 2015, passou a ocupar o cargo de Superintendente de Segurança Pública da Sejusp. Dois anos depois, assumiu o comando da secretaria.

Sem definição, Riedel fecha 1º escalão com nome provisório para área social
Ex-vereador, Flavio Cesar vai comandar a Secretaria de Fazenda. (Foto: Paulo Francis)

Secretaria de Fazenda - Flávio César

Natural de Campo Grande, Flávio César Mendes de Oliveira (PSDB) tem 54 anos e foi vereador na Capital. Ele é atual secretário adjunto da Segov (Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica).

Filiado ao PSDB desde 2015, Flávio cumpriu dois mandatos como vereador, de 2009 a 2016. Na Câmara de Campo Grande, foi líder do então prefeito Nelsinho Trad, atual senador. Na sequência, ele voltou ao setor de saneamento, no qual atuava antes de ser político. Em 2018, a convite do governador Reinaldo Azambuja, ingressou como adjunto da Segov.

Sem definição, Riedel fecha 1º escalão com nome provisório para área social
Titular da Procuradoria-Geral do Estado, Ana Carolina Ali vai permanecer no cargo (Foto: Paulo Francis)

Procuradoria-Geral do Estado - Ana Carolina Ali Garcia 

Ela ingressou em 2005 na PGE e, desde então, exerce a função de procuradora do Estado. Ana Ali é graduada em Direito na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), pós-graduada em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários e cursou MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo.

Em 2011 e 2018, foi condecorada com as Medalhas da Insígnia do Mérito e do Mérito pela Prestação de Relevantes Serviços à Polícia Militar.

Sem definição, Riedel fecha 1º escalão com nome provisório para área social
Carlos Eduardo Girão de Arruda, titular da CGE (Controladoria-Geral do Estado). (Foto: Izabela Cavalcanti)

Controladoria-Geral do Estado - Carlos Eduardo Girão de Arruda 

Formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1995; e em Direito pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), em 2001; tem mestrado em Administração Pública e Governo pela Fundação Getúlio Vargas (2015) e diversos cursos de liderança e equipe. Já trabalhou como diretor de Gestão Interna do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU); atuou como chefe de Gabinete da Secretaria-Executiva da Controladoria-Geral da União; superintendente da Controladoria Regional da União em São Paulo; superintendente da Controladoria Regional da União em Mato Grosso do Sul. Em fevereiro de 2017 foi nomeado controlador-Geral do Estado de Mato Grosso do Sul. No período de 2019 a 2021 ocupou a vice-presidência do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Nos siga no Google Notícias