Riedel anuncia 5 secretários; veja o perfil de cada um
Titulares da Fazenda, Infraestrutura, Administração, Procuradoria Geral e Casa Civil foram confirmados
Os primeiros nomes do secretariado que irão compor o governo de Mato Grosso do Sul, em 2023, foram anunciados na tarde desta terça-feira (13). O anúncio foi feito pelo governador eleito, Eduardo Riedel (PSDB), durante coletiva.
Segundo o novo governador, os demais integrantes devem ser anunciados nas próximas semanas. “Hoje estaremos anunciando alguns nomes e na semana que vem daremos sequência, para que até o fim do ano o quadro do primeiro escalão do novo governo esteja completo”, destacou.
Confira os nomes anunciados e as secretárias que serão ocupadas:
Flavio Cesar – Natural de Campo Grande, Flavio Cesar Mendes de Oliveira (PSDB) tem 54 anos e foi vereador na Capital. Ele é atual secretário adjunto da Segov (Secretaria Estadual de Governo e Gestão Estratégica).
Filiado ao PSDB desde 2015, Flávio cumpriu dois mandatos como vereador, de 2009 a 2016. Na Câmara de Campo Grande, foi líder do então prefeito Nelsinho Trad, atual senador. Na sequência, ele voltou ao setor de saneamento, no qual atuava antes de ser político. Em 2018, a convite do governador Reinaldo Azambuja, ingressou como adjunto da Segov.
Eduardo Rocha – Natural de Birigui (São Paulo), João Eduardo Barbosa Rocha (MDB) tem 56 anos e ocupa, atualmente, o cargo de secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica. Ele é casado com a senadora Simone Tebet (MDB), ex-candidata à presidência do Brasil e cotada para ministra no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Na trajetória política, Eduardo Rocha, que tem formação em Economia, foi eleito para três mandatos na Assembleia Legislativa. Antes, Rocha foi assessor parlamentar do sogro, o senador Ramez Tebet. Na passagem pelo Poder Legislativo, liderou a bancada do MDB na Casa de Leis.
Ana Carolina Ali Garcia - Ana Carolina Ali ingressou em 2005 na PGE e, desde então, exerce a função de Procuradora do Estado. Entre 2008 e 2014, atuou no Gabinete da Procuradoria-Geral do Estado como Chefe da Procuradoria de Assessoria ao Gabinete (PGE/PAG).
Já entre 2015 e 2016, estava na Chefia da Coordenadoria Jurídica da Secretaria de Estado de Educação (PGE/CJUR-SED). Ainda em 2016, passou a chefiar a Coordenadoria Jurídica da Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (PGE/CJUR-SEGOV) e, em 2018, assumiu a Consultoria Legislativa do Estado (Conleg).
Ana Ali é graduada em Direito na Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), pós-graduada em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários (IBET) e cursou MBA em Parcerias Público-Privadas e Concessões da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), ministrado, parcialmente, em Londres, Inglaterra. Em 2011 e 2018, foi condecorada com as Medalhas da Insígnia do Mérito e do Mérito pela Prestação de Relevantes Serviços à Polícia Militar. A gestora também compõe comissões relacionadas a diversos assuntos do Estado.
Ana Carolina Araujo Nardes - Já é secretária estadual de administração e desburocratização. Por formação é advogada e pós-graduada em Direito Público e Controle Externo da Administração Pública. Já trabalhou em diversos órgãos públicos, como Polícia Federal e Governo do Estado do Paraná, tendo coordenado por sete anos o setor de compras e contratos da Presidência da República, em Brasília.
Em 2015 ingressou no cargo de assessora jurídica no gabinete da Segov (Secretaria de Estado de Governo), onde permaneceu durante o primeiro mandato do governador Reinado Azambuja, gerenciando projetos como o da Transparência e Censo Previdenciário. Em 2019, ela assumiu a área de compras do governo, em que atuou como secretária especial, responsável por todas as aquisições de materiais e contratações de serviços do Governo do Estado.
Hélio Peluffo – Natural de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho (PSDB) tem 61 anos. Em 2020, foi reeleito prefeito da sua terra natal, o município fronteiriço com Pedro Juan Caballero (Paraguai).
Graduado em Arquitetura, ele foi secretário municipal de Planejamento entre 1987 e 1988. Na sequência, elegeu-se vereador em Ponta Porã. Peluffo retornou como secretário e comandou a pasta de Infraestrutura e de Meio Ambiente na cidade. Entre 2013 e 2016, liderou a secretaria de Obras em Maracaju.