ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  22    CAMPO GRANDE 32º

Política

Senado aprova prorrogação de desoneração da folha até 2023

Benefício foi criado por lei de 2011 e vem sendo prorrogado desde então

Adriel Mattos | 09/12/2021 18:52
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)
Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária semipresencial. (Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado)

O Senado Federal aprovou em sessão nesta quinta-feira (9) projeto de lei que prorroga por dois anos a desoneração da folha de pagamento para 17 setores da economia. A medida, que se encerraria no fim do ano, valerá até o fim de 2023 e vai agora para sanção presidencial.

A desoneração da folha é um mecanismo que permite às empresas dos setores beneficiados pagarem alíquotas de 1% a 4,5% sobre a receita bruta, em vez de 20% sobre a folha de salários. Essa permissão foi introduzida há dez anos e há pelo menos oito já alcança todos os setores hoje incluídos. Pela legislação atual, de 2011, ela se esgotaria em 31 de dezembro deste ano.

Os setores alcançados pela medida são: calçados, call center, comunicação, confecção/vestuário, construção civil, empresas de construção e obras de infraestrutura, couro, fabricação de veículos e carroçarias, máquinas e equipamentos, proteína animal, têxtil, TI (tecnologia da informação), TIC (tecnologia de comunicação), projeto de circuitos integrados, transporte metroferroviário de passageiros, transporte rodoviário coletivo e transporte rodoviário de cargas.

Como forma de compensação pela prorrogação da desoneração, o projeto também aumenta em 1% a alíquota da Cofins-Importação. Essa providência vai garantir um saldo fiscal positivo de cerca de R$ 2,5 bilhões. Outra regra do projeto aprovado é que o Executivo deverá estabelecer mecanismos permanentes de avaliação da efetividade da política de desoneração da folha de pagamento.

Veja a lista de setores que contarão com o benefício por mais dois anos:

Setores beneficiados com desoneração da folha.pdf

Nos siga no Google Notícias