ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  05    CAMPO GRANDE 29º

Política

Tereza Cristina diz que novo momento pede lei sobre o Pantanal

Ex-ministra considera que legislação deve estar de acordo com o que querem pro Pantanal

Maristela Brunetto e Caroline Maldonado | 14/08/2023 11:20
Ex-ministra falou sobre uma legislação de proteção ao Pantanal durante visita com prefeita a posto de saúde (Foto: Caroline Maldonado)
Ex-ministra falou sobre uma legislação de proteção ao Pantanal durante visita com prefeita a posto de saúde (Foto: Caroline Maldonado)

A senadora Tereza Cristina Corrêa da Costa (PP) disse essa manhã que um novo momento demanda a análise de uma lei para a proteção do Pantanal. Inicialmente, ela havia apontado que ocorria um “ambientalismo ideológico” por parte do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, diante do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) cogitar a suspensão de licenciamentos no Bioma até a realização de estudos técnicos.

Já esta manhã, durante visita a posto de saúde da Vila Popular, acompanhando a prefeita Adriane Lopes, a ex-ministra da Agricultura disse que o regramento que o Estado teve como base, o decreto nº 14.273/2015, estava de acordo com o cenário em que foi editado, com a previsão do Código Florestal, de 2012, que apontava que os estados e municípios criariam normas de caráter específico, em razão de suas peculiaridades territoriais, climáticas, históricas, culturais, econômicas e sociais.

Passados oito anos, argumentou a senadora, surge novo contexto em que uma lei, que tem hierarquia superior a um decreto, pode ser aprovada “de acordo com o que, hoje, o mundo, o Brasil e o Mato Grosso do Sul”.

Ela considerou que o novo regramento deve trazer “alguma modificação” em relação ao decreto. O texto que foi utilizado nos últimos anos permitiu utilização de até 60% das áreas, enquanto havia estudos da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) que reconheciam hipótese de 35% a 45%.

Na semana passada, o governador Eduardo Riedel informou que suspenderia os licenciamentos no Pantanal e assumiria os debates com diferentes atores para a elaboração de um projeto de lei sobre a proteção do bioma. Esta tarde ele vai conceder uma entrevista coletiva para falar sobre o assunto. Também hoje está em debate a possibilidade de o Conama interferir no tema.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias