ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 22º

Saúde em Equilíbrio

Ciclos da vida humana: influências na nossa saúde

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 03/09/2024 11:12

Você sabia que os ciclos da vida humana são marcados por diferentes características, desafios e potenciais de desenvolvimento? Cada etapa traz consigo mudanças físicas e psicológicas que influenciam o desempenho e a saúde ao longo da vida.

Durante a infância e adolescência, o corpo humano está em um grande potencial de desenvolvimento. Essa fase é caracterizada por um acelerado crescimento físico, onde as crianças e adolescentes experimentam não apenas o aumento da altura, mas também a maturação do sistema muscular, ósseo e de habilidades motoras.

 A adolescência traz um aumento no crescimento e mudanças hormonais significativas, que resultam em um desenvolvimento acentuado das características sexuais. Este é também um período em que o corpo se torna mais forte e mais ágil, mas pode ser um momento de vulnerabilidade emocional, devido às pressões sociais e à busca por identidade.

A fase do adulto jovem é o período em que o corpo começa a se estabilizar. Normalmente, inicia-se aos 20 anos e vai até os 30 anos. Essa fase é marcada pelo pico de força física e desempenho atlético. As pessoas nesta fase tendem a manter alto nível de energia e capacidade de recuperação. Durante essa fase, a altura e a massa muscular atingem seu ápice, e a densidade óssea é geralmente a mais alta.

A transição para a vida adulta traz novos desafios, como a conciliação entre carreira, relacionamentos e autocuidado. Essa fase é crucial, pois marca a transição para a vida independente, onde as escolhas de estilo de vida começam a refletir na saúde a longo prazo.

A fase de envelhecimento é o período onde ocorre uma redução gradual da produtividade e do desempenho físico. Embora o processo de envelhecimento seja natural e inevitável, suas manifestações podem ser influenciadas por fatores genéticos, estilo de vida e cuidados com a saúde ao longo da vida.

 A partir dos 40 anos, muitas pessoas começam a perceber diminuições na força muscular, nas capacidades aeróbicas e na flexibilidade. O corpo pode se tornar mais suscetível a lesões, exigindo uma maior atenção ao cuidado físico e uma adaptação nas atividades.

Muitas pessoas nesta fase também encontram oportunidades para enriquecer suas vidas através da sabedoria e das experiências acumuladas.

Nossa dica de hoje é: Invista em uma prática de exercício regular em todas as fases da vida, assim como em uma alimentação equilibrada e atenção à saúde mental para contribuir no envelhecimento saudável, mantendo a vitalidade e a qualidade de vida.

O reconhecimento e a adaptação às necessidades de cada etapa são fundamentais para promover um envelhecimento saudável e ativo.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias