Emoção e Razão: Superando desafios na comunicação
Você sabia que a relação entre sistemas corporais mais emotivos e mais racionais pode gerar dificuldades na comunicação e na compreensão entre a forma diferente de cada um funcioar? Indivíduos emotivos tendem a basear suas decisões nas emoções e nas conexões interpessoais, enquanto os racionais priorizam a lógica e a análise crítica. Essa diferença de funcionamento pode levar a conflitos e mal-entendidos, onde um pode desvalorizar a abordagem do outro. A falta de respeito por essas diferenças pode resultar em estresse e frustração, impactando negativamente a saúde física e mental de ambos os lados. O estresse crônico gerado por conflitos interpessoais pode contribuir para problemas como ansiedade, depressão e distúrbios físicos, destacando a necessidade de um ambiente onde diferentes estilos de processamento sejam reconhecidos e respeitados.
Nossa dica de hoje é: Procure Praticar a escuta ativa, permitindo que cada lado se expresse completamente antes de responder. Isso ajuda a construir empatia e compreensão. Para as pessoas mais racionais, é importante reconhecer e validar os sentimentos dos outros. Um simples "Entendo que você está se sentindo assim" pode fazer uma grande diferença. Use uma Comunicação Clara, pessoas racionais geralmente apreciam a clareza. Ao discutir sentimentos, tente ser específico sobre suas emoções e situações. Identifique objetivos ou valores em comum que possam unir ambos os lados. Isso cria uma base sólida para a colaboração. Ao se comunicar, evite usar jargões que possam não ser compreendidos pelo outro lado. Seja Paciente e Tolerante. Reconheça que cada pessoa tem seu próprio estilo de processamento.
Se as emoções estiverem muito altas, pode ser útil estabelecer limites em discussões difíceis, como fazer pausas ou mudar de assunto, permitindo que todos se acalmem. Incentive conversas regulares sobre preferências de comunicação e estilo de trabalho, para que ambos possam se ajustar e entender melhor como interagir. Tente se colocar no lugar do outro, seja compreendendo as razões por trás de uma decisão lógica ou a profundidade de uma emoção.
Procure demonstrar o reconhecimento que tanto o raciocínio lógico quanto a inteligência emocional têm seu valor.
Essas estratégias ajudam a criar um ambiente de respeito e compreensão, facilitando a interação entre pessoas com diferentes formas de funcionar, favorecendo a Qualidade de Vida e Bem-Estar das relações.
(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde. Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.