ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
AGOSTO, QUARTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Saúde em Equilíbrio

Personalize seu treino: encontre o que seu corpo precisa

Por Dra Thais Cristina Leite (*) | 28/08/2024 07:50

Você sabia que cada organismo possui necessidades específicas de estímulo, que variam de acordo com fatores como idade, condição física, saúde, objetivos pessoais e personalidade? É fundamental compreender que um programa de exercícios ou atividades de autoajuda deve ser adaptado a essas necessidades individuais.

Algumas pessoas podem precisar de um foco maior em exercícios de fortalecimento muscular. Isso é comum em indivíduos que buscam aumentar a massa muscular, melhorar a força funcional ou reabilitar lesões. Outros organismos podem necessitar de estímulos que promovam relaxamento e alívio do estresse. Isso é especialmente verdadeiro para pessoas que enfrentam altos níveis de estresse diário ou que possuem problemas de sono. Existem também aqueles cuja necessidade principal é o alongamento, seja para melhorar a flexibilidade, prevenir lesões ou recuperar a mobilidade. Essas pessoas podem sentir rigidez ou limitação em certos movimentos.

Nossa dica de hoje é: Se você tem dúvidas sobre quais atividades são mais adequadas ao seu sistema, procure realizar uma avaliação com profissionais de saúde, como fisioterapeutas, educadores físicos ou médicos, que oferecereçam orientações personalizadas e seguras. Além disso, ouvir o próprio corpo e reconhecer os sinais de que o organismo está sobrecarregado ou precisando de mais movimento é uma forma valiosa de autoconhecimento e cuidado com a saúde.

(*) Dra. Thais Cristina Leite - Fisioterapeuta, formada em 2004 pela UCDB, com 20 anos de prática Clínica. Especialista em Gestão em Saúde/ Educação Especial e Inclusiva. FORMAÇÃO em Terapia Manual, Liberação Miofacial, Mobilização Neural, Ventosa Terapia, Terapia Floral, Método ProCURE, Formação em Análise Corporal e outras Técnicas Integrativas e Complementares em Saúde

Siga nas redes sociais: @dra.thaiscristinaleite

Nos siga no Google Notícias