Aplicativo a ser lançado em novembro promete facilitar localização na UFMS
Um drama que parecia eterno, a partir do próximo mês de novembro será mais fácil se localizar no Campus da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). É o que promete o aplicativo de celular que está sendo desenvolvido pelo setor de tecnologias de acessibilidade da instituição implantada em Campo Grande no final da década de 1970. Atualmente são 13.420 alunos.
Focado na acessibilidade, o aplicativo propõe facilitar a localização de todos os pontos da Cidade Universitária, inclusive com rotas adequadas para cada tipo de usuário, se tem alguma dificuldade ou deficiência, seja visual, auditiva, de locomoção.
“O aplicativo irá definir a melhor rota, reunindo equipamentos acessíveis, como rampa, piso tátil, letreiro em braile, por exemplo”, disse a professora do curso de Arquitetura e Urbanismo, Eliane Guaraldo, em nota divulgada pela assessoria da UFMS.
Segundo ela, os deficientes foram previamente ouvidos para que fossem definidas quais eram as suas necessidades. Para a professora Eliane, o projeto irá dar melhor subsidio para a Divisão de Acessibilidade estabelecer as prioridades nas reformas e adequações. “Há dezenas de lugares que precisam ser adaptados e o recurso é pouco, por isso é preciso dar prioridades ao que será mais acessado, utilizado”, diz.
De acordo com a nota, para melhor desenvolver o aplicativo, o setor de tecnologia está aplicando questionário que deve demonstrar um primeiro diagnóstico dos usuários da Universidade até final de outubro. Podem responder às perguntas acadêmicos, professores, técnicos e visitantes.
O questionário pode ser acesso no endereço - https://goo.gl/forms/pNY6I8wksQSGxgHV2 - e aborda questões como frequência na Universidade, portão de entrada que mais utiliza, local de destino, meio de locomoção, dificuldades de locomoção, nos casos de dúvida como se localiza dentro do câmpus, nível de dificuldade para usar aplicativos de localização, como Google maps, entre outras questões.