Escolas de MS tiveram 21 projetos selecionados para feira científica de SP
Entre as redes federais, IFMS apresentará o maior número de trabalhos
O IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) tem a maior participação entre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica na Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). O evento científico, que será realizado em São Paulo em 2018, conta com 13 trabalhos do IFMS de 79 a serem apresentados por instituições da Rede. No total, são 21 projetos do Estado.
De acordo com o IFMS, os trabalhos selecionados são de diversas áreas do conhecimento e foram desenvolvidos nos campi Aquidauana (2), Campo Grande (1), Corumbá (2), Coxim (2), Dourados (1) Jardim (1), Nova Andradina (1), Ponta Porã (2) e Três Lagoas (1).
"Estamos criando no IFMS a cultura da pesquisa e da inovação. Nossos campi têm levado o conhecimento e a formação para todas as regiões do Estado, oportunizando a descoberta de talentos por meio de ações de pesquisa”, considerou o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação da instituição, Marco Naka.
Para o pró-reitor, essa cultura da pesquisa ajuda a explicar as classificações para a Febrace. “Estamos conseguindo vencer barreiras e interiorizar o ensino, formando estudantes que querem ajudar a sociedade e pesquisam para isso. Este é um diferencial da nossa instituição", disse.
Além do IFMS, também fazem parte da delegação do Mato Grosso do Sul representantes de escolas municipais, de escolas estaduais e de escolas particulares. Ao todo, o Estado irá participar do evento com 21 trabalhos.
A maioria dos credenciamentos foi obtida por meio das Feiras de Ciência e Tecnologia realizadas pelos campi do IFMS. Além disso, projetos também foram selecionados pela Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec/MS), diretamente pela comissão organizadora da Febrace e por outras feiras realizadas no Estado.
"O desenvolvimento de trabalhos de cunho científico permite ao aluno estabelecer contado com grandes pesquisadores de renome regional e nacional, bem como trocas de informações as quais corroboram com a construção do conhecimento e a visão de mundo por parte dos envolvidos", explicou o professor Fernando Conceição, do campus Nova Andradina, e orientador de um dos projetos classificados.
Febrace – A edição 2018 está prevista para ser realizada entre os dias 13 e 15 de março, reunindo projetos de pesquisa de estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.
O evento é organizado desde 2003 pela Escola Politécnica da USP, aproximando as escolas das universidades e estimulando a pesquisa científica.
A feira também abre espaço para participações em eventos internacionais, como a Intel ISEF (Feira Internacional de Ciências e Engenharia), realizada anualmente nos Estados Unidos (EUA).
Mais informações sobre a Febrace estão disponíveis na página oficial do evento (clique aqui).