ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 34º

Lugares por Onde Ando

Avanço na vacinação põe brasileiros de volta às viagens

Paulo Nonato de Souza | 02/11/2021 08:17
Avanço na vacinação põe brasileiros de volta às viagens
O feriado prolongado de Finados terá mais de dois milhões de milhões de passageiros circulando pelos aeroportos do país (Foto: Reprodução)

O avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19, a flexibilização, restrições reduzidas à circulação de pessoas e a demanda reprimida por viagens ao longo de quase dois anos de pandemia. São fatores que vão movimentar o turismo no Brasil nesta reta final de 2021 e início de 2022. Por exemplo, neste feriadão de Finados, conforme dados do Ministério do Turismo, 2,1 milhões de passageiros vão circular pelos aeroportos do país

“Com mais da metade dos brasileiros imunizados completamente, estamos sentindo maior confiança na hora de viajar”, diz o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em nota divulgada por sua assessoria, ao destacar que o momento de busca por viagens está alinhado com o aumento da vacinação do país. Já são mais de 120 milhões de brasileiros 100% vacinados.

Pelo menos por enquanto, a tendência é de a preferência seja por viagens dentro do Brasil. O último levantamento da Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) mostra que os destinos nacionais despontam como preferidos na comercialização de viagens por meio das operadoras de turismo com 74% das vendas de pacotes.

De acordo com um estudo da plataforma de viagens Booking.com, os destinos de sol e praia foram os mais procurados pelos viajantes neste feriadão de Finados. Rio de Janeiro (RJ), Maceió (AL), Florianópolis (SC), Salvador (BA) e Porto de Galinhas (PE) foram os destinos mais procurados. Dados dos aeroportos também confirmam a informação e acrescentam Belo Horizonte e Recife na lista dos lugares preferidos dos brasileiros.

O momento é de liberação, bem diferente da situação de pânico vivida pelos brasileiros no final de 2020 para 2021, mas ainda devemos ter cuidados com o coronavírus. Importante o viajante observar o nível de responsabilidade do seu destino em relação aos cuidados com a pandemia. Procure saber se tem alguma certificação no cumprimento das regras de biossegurança, como o selo “Turismo Responsável, Limpo e Seguro”, do Ministério do Turismo.

 A iniciativa estabelece protocolos sanitários recomendados a 15 segmentos que integram o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações aos turistas. Atualmente, o certificado já foi emitido por mais de 29 mil estabelecimentos turísticos do país.

Nos siga no Google Notícias