Bonito e Chapada Diamantina no topo das buscas por ecoturismo
Desde a retomada do turismo, no segundo semestre de 2020, os destinos de natureza assumiram o protagonismo nas buscas dos brasileiros por viagens, e o que era tendência se tornou realidade em 2021. A preferência pelo ecoturismo e passeios ecológicos em lugares próximos sem aglomeração, como alternativa mais segura contra a Covid-19, é cada vez mais evidente por conta do momento difícil da pandemia.
Pesquisa da agência online de turismo ViajaNet, que monitorou o volume de buscas e de venda de passagens aéreas nacionais durante o ano passado e nos primeiros meses de 2021, a opção por viagens mais rápidas, isoladas e ecológicas faz parte das mudanças de perfil dos brasileiros que viajam habitualmente,
De acordo com a pesquisa da agência online de turismo ViajaNet, 85,16% das compras de passagens entre janeiro a novembro do ano passado foram para destinos no Brasil, e os municípios de Bonito, em Mato Grosso do Sul, e Chapada Diamantina, na Bahia, aparecem entre os 6 lugares de natureza mais buscados pelos brasileiros dispostos a fugir de aglomerações.
A motivação para a mudança de rota é a pandemia de Covid-19 e o medo do contágio e propagação do coronavírus, mas o fato de o público mais jovem predominar entre os viajantes para destinos de ecoturismo significa uma nova realidade no futuro do turismo no Brasil. Os dados da pesquisa mostram que 35,4% dos brasileiros que optaram por destinos de natureza tem idade entre 25 e 34 anos, e 21,3% com idade entre 18 a 24 anos. Brasileiros acima de 55 anos representaram apenas 14,7%.
“Além de priorizar medidas sanitárias, o consumidor tem buscado por viagens com propostas mais sustentáveis e ambientais, e o nosso país se destaca nesse quesito. Devido ao receio em realizar viagens internacionais, a previsão é que o turismo nacional continue crescendo em 2021 e se adaptando a nova realidade”, disse Gustavo Mariotto, gerente de marketing da ViajaNet ao analisar a pesquisa para o portal IG (Internet Gruoup). Confira abaixo os seis destinos que a agência destacou para a prática de ecoturismo no Brasil:
Bonito (MS)
É um destino onde os atrativos naturais são diversas, como flutuação em rios de águas transparentes, acampar em fazendas ou unidades de conservação, observar animais e aves, passear a cavalo, fazer trilhas em meio a mata virgem, visitar e até mergulhar em cavernas ou grutas.
Chapada Diamantina (BA)
No interior da Bahia, o lugar reúne paisagens como o Morro do Pai Inácio, o Poço Azul, a Cachoeira do Sossego e a Cachoeira da Fumaça. Os visitantes podem aproveitar as diversas atividades que propicia a natureza da região, como o trekkings, passeios de barco, canoa, carro ou bicicleta, cavalgadas, escalada, rappel, tirolesa e cave jump.
Chapada dos Veadeiros (GO)
Declarada Patrimônio Mundial Natural, a Chapada dos Veadeiros atrai seus turistas pelas belas paisagens e trilhas ecológicas no meio de Goiás. O lugar é conhecido pelos deslumbrantes desfiladeiros e formações de cristais de quartzo. Um dos lugares famosos na região da Chapada é o Vale da Lua, o leito de um rio com formações de pedras que lembram a superfície lunar.
Foz do Iguaçu (PR)
É onde estão as Cataratas do Iguaçu. Também tem o Parque das Aves, o Marco das Três Fronteiras, onde é possível ver o encontro de Brasil, Paraguai e Argentina, e a usina hidrelétrica de Itaipu, mas a visita ao Parque Nacional do Iguaçu é a grande atração do destino e parada obrigatória. Para explorá-lo há basicamente três formas: caminhando, de helicóptero e de barco. A escolha varia de acordo com o tempo da viagem, o orçamento e a disposição de cada um.
Brotas (SP)
São diversas opções para os apreciadores do ecoturismo e dos esportes radicais. Conhecida como a Capital Nacional do Turismo de Aventura, o lugar é referência quando o assunto é atividades ao ar livre. A cidade é cortada pelo rio Jacaré-Pepira, um dos mais limpos do estado de São Paulo, e as paisagens tornam os passeios em Brotas ainda mais encantadores. No Ecoparque Cassorova você pode fazer trilha e conhecer as cachoeiras Cassorova e Quatis.
Jalapão (TO)
É onde fica o Jalapão com suas dunas, falésias e plantações de capim dourado, usados no artesanato regional. É possível fazer tours guiados (para não se perder no parque), praticar atividades como rafting e passear por cachoeiras e serras. Entre as atrações estão o Cânion Sussuapara e a Pedra Furada, que é um bloco de arenito com um buraco causado por erosão que lembra um portal. O pôr do sol dali é uma das atrações do Jalapão, e este local é comumente procurado pelos turistas que querem apreciar o entardecer emoldurado pela rocha.