Busca por viagens cresce 38% neste Carnaval com Tiradentes
O Carnaval fora de época emendando com o feriado prolongado do Dia de Tiradentes mostra que a pandemia de Covid-19 já não assusta mais os brasileiros. Entre a última quarta-feira, 13, e a próxima segunda-feira, 25, só nos principais aeroportos do país o movimento de viajantes será de 1,8 milhões de pessoas, 38% maior do que o registrado na Páscoa, quando 1,3 milhão de pessoas voaram para diversos destinos do país, diz levantamento divulgado pelo Ministério do Turismo.
Na lista dos aeroportos mais movimentados estão o de Guarulhos (SP), que deve receber 425 mil passageiros e o de Congonhas (SP) por onde passarão 300 mil viajantes. Já pelos aeroportos de Campo Grande e de Corumbá, em Mato Grosso do Sul, irão passar 21 mil passageiros, entre embarques e desembarques, segundo nota divulgada pela Infraero.
Os terminais rodoviários das capitais também vão ter grande movimento neste período. Em Campo Grande e Curitiba são esperados 23 mil viajantes em cada terminal. No Rio de Janeiro, 223 mil passageiros deverão embarcar e desembarcar na cidade. Em Brasília e Belo Horizonte, o número será de 37 mil e 127 mil passageiros, respectivamente.
Levantamento da ClickBus, site de comparação de preços e reservas online para rotas de ônibus de longa distância, aponta que as buscas por passagens rodoviárias estão 160% maiores às registradas para o mesmo período de 2021 e 86% superiores ao mesmo feriado de 2019, ano pré-pandemia de Covid-19. Na lista dos destinos mais procurados segundo a plataforma estão as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Florianópolis (SC), Cabo Frio (RJ) e Brasília (DF).
A lista de destinos preferidos não é muito diferente se comparado com as buscas por viagens aéreas. Segundo a Booking.com, uma das principais plataformas de reservas de passagens aéreas do país, entre os lugares mais procurados para o feriado carnavalesco de Tiradentes estão as cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Curitiba (PR), Gramado (RS), Salvador (BA), Recife (PE) e Alagoas (AL).