Chegada do verão abre a temporada de viagens de férias
O verão chegou! Em um país como o Brasil, com o predomínio do sol e do calor, isso até poderia ser imperceptível, não fosse o fato de que a estação considerada mais quente do ano começa em 21 de dezembro, quando os brasileiros estão a fazer planos para realizar a viagem dos sonhos na virada de ano, ou seja, desde a última quarta-feira está oficialmente aberta a temporada de viagens 2022/2023.
Viajar é preciso, esse o lema em todos os finais de ano. “Ainda não sei para onde vou, mas sei que irei para algum lugar do Brasil. Gostaria de ir para a Argentina, mas não posso”, disse Luiz Ferreira Morel, atendente de loja no Shopping Campo Grande. Sua meta é juntar suas economias com o que irá ganhar nas vendas do Natal e Ano Novo para viajar em janeiro ou fevereiro. “Como não tenho férias programada, estou negociando com os patrões”, afirmou ele.
Pesquisa divulgada esta semana pela Decolar, plataforma de venda online de passagens e pacotes de viagens, mostra que a região Nordeste lidera a procura por hospedagens nas férias de janeiro de 2023 no Brasil. Sete destinos de praias nordestinas estão entre as mais buscadas em um ranking de 10 localidades do país, encabeçado pelo Rio de Janeiro e destinos do Sul.
Baseado nas buscas realizadas no site e no aplicativo da empresa, o ranking tem como líder o Rio de Janeiro, seguido por Maceió-AL, Natal-RN, Fortaleza-CE, Porto de Galinhas-PE, Porto Seguro-BA, João Pessoa-PB e Salvador-BA. A região Sul do Brasil aparece no ranking com Foz do Iguaçu, no Paraná e Gramado, no Rio Grande do Sul, na lista dos lugares mais procurados pelos brasileiros.
“Esta temporada de verão tem tudo para ser a melhor dos últimos anos e vem coroar a vigorosa recuperação do turismo nacional depois do que enfrentamos na pandemia de Covid-19, com várias ações de apoio do governo federal. A movimentação de turistas pelo território nacional vai, certamente, reforçar os vários indicadores que evidenciam a retomada turística em nosso país”, aposta o ministro do Turismo, Carlos Brito.
Então, viva a temporada de verão no Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), até outubro o Índice de Atividades Turísticas acumulou uma expansão de 34,5% em relação a igual período de 2021. Houve alta nos 12 locais avaliados, com destaque para São Paulo (41,9%), Minas Gerais (55,3%), Rio de Janeiro (17,6%), Rio Grande do Sul (43,3%) e Bahia (28,7%).
Outro indicador positivo vem da geração de empregos no turismo. Conforme dados do Novo Cadastro Geral de Empregados Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo MinTur, também até outubro, o turismo nacional criou mais de 234 mil postos de trabalho no Brasil. Alojamento e alimentação, que englobam meios de hospedagens, bares e restaurantes, foram os que mais contrataram no período.