Cuba começa a receber turistas estrangeiros sem quarentena
Se você sempre teve uma espécie de fetiche para conhecer a ilha caribenha de Cuba, a hora é agora. Desde ontem, 15, o governo comunista do país de 11,3 milhões de habitantes, localizado na América Central, deu início a reabertura gradual de suas fronteiras ao turismo de estrangeiros, incluindo os brasileiros. O turismo internacional é a segunda maior fonte de renda em moeda estrangeira de Cuba, com receita direta de 7,5 bilhões de dólares, atrás apenas da venda de serviços profissionais no exterior.
A praia de Varadero, localizada em uma estância balneária no município de Cárdenas, província de Matanzas, é um dos destinos de Cuba mais procurados pelos turistas. Em 2019, Varadero entrou para a lista das melhores praias do mundo. É onde estão as grandes redes de hotéis, como Meliá e Iberostar.
Cuba está em um momento francamente favorável para iniciar um novo processo de desenvolvimento, fortemente baseado na abertura do país ao turismo, disse em Brasília o embaixador Pedro Monzón. “Cuba reabrirá sua fronteira de maneira parcial e controlada. Você poderá ir a um destino paradisíaco e com segurança”, celebrou ele, referindo-se também aos protocolos sanitários contra a Covid-19.
Todos os viajantes que apresentarem certificado de vacinação completa não terão de cumprir quarentena no país. Aqueles que não tomaram vacina, precisarão apresentar um PCR realizado no mínimo 72 horas antes da chegada à ilha. Todas as vacinas aprovadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) serão aceitas na entrada do território cubano. Já turistas com sintomas serão alojados em instalações especialmente preparadas e submetidos a exames e todos os cuidados médicos necessários.
Neste tipo de situação, o governo cubano oferecerá testes do tipo PCR para certificar se o visitante está ou não infectado pelo coronavírus e irá proporcionar uma dose de reforço com a vacina Soberana Plus para quem quiser ser vacinado. Os dez aeroportos nacionais do país estarão abertos e estruturados com equipes médicas para receber os turistas.