Dicas para viajar mais e com menos gastos em 2022
Se depender de feriados, 2022 será um ano para viajar menos. Mesmo assim, sem gastar muito, até porque os feriados são considerados alta temporada pelo setor turístico e a tendência é tudo ficar mais caro, você poderá viajar mais do que viajou nos últimos dois anos por conta da pandemia de Covid-19 e das restrições sanitárias para conter a propagação do vírus.
Na lista dos feriados nacionais no ano que começa no próximo sábado, apenas um será prolongado, o Dia da Paixão de Cristo, 15 de abril, que tradicionalmente cai em uma sexta-feira e o viajante pode emendar com o sábado e domingo. Se você é de Campo Grande, o feriado municipal pelo aniversário da cidade, 26 de agosto, também cairá em uma sexta-feira, ou seja, são duas chances no ano para esticar o feriado e viajar.
A primeira dica valiosa é fazer planejamento: escolher o destino, as datas de ida e volta com a maior antecedência possível e focar na programação. Se for viagem de férias, nem sempre é possível saber a datas com antecedência, mas saiba que o mais importante é você se programar. Quanto antes, maiores serão as chances de encontrar passagens e hospedagens mais em conta. Se não for possível programar as férias, então foque em eventuais viagens no estilo bate e volta nos feriados.
Mas lembre-se! Os feriados nacionais são sempre mais complicados economicamente porque muita gente viaja, os destinos preferidos ficam cheios e os preços nas alturas. Então a dica é optar para viajar nos feriados municipais ou estaduais, porque, neste caso, o destino escolhido estará em atividade normal e assim terá mais chance de conseguir passagens e hospedagens mais baratas.
Uma boa dica é fazer busca de hospedagem antes de comprar a passagem aérea em uma daquelas mega promoções. Pode acontecer de você ter o aéreo por um bom preço e se deparar com a falta de opção na rede hoteleira ou preços muito acima do normal para se hospedar no seu destino. Mas, claro, sempre haverá mais opções de hospedagem do que de voos.
Outra dica importante para viajar sem gastar muito em 2022 é fazer busca por destinos turísticos que estão no contrafluxo, que são aqueles lugares pouco badalados, fora do modismo. As pessoas costumam ir para onde todo mundo vai e sempre pode valer a pena tentar encontrar destinos que ninguém ou quase ninguém se interessa. É onde você pode curtir muito gastando menos. Veja abaixo a arte da Agência Brasil com os feriados mês a mês: