Dicas para você viajar sem precisar gastar muito dinheiro
Londres, a cidade mais cara do mundo! Com certeza você já deve ter ouvido alguém dizer isso, com base no fato de a Libra ser muito valorizada em relação ao Real, mas posso garantir que essa avaliação não reflete a realidade. Como em qualquer lugar, se a grana está curta e a vontade de viajar é grande, tudo que precisa fazer é abrir mão de confortos que possam extrapolar o seu orçamento.
Posso aqui dar o meu próprio exemplo. Já viajei para a capital inglesa levando apenas 225 libras para ficar duas semanas e até sobrou dinheiro. Milagre da multiplicação? Nada disso, apenas planejamento e opções acessíveis. A hospedagem já estava 100% paga quando desembarquei em Londres, então só precisaria gastar com alimentação e transporte.
Para comer você pode escolher um dos inúmeros mercados de rua que existem em Londres, como o Camden Market e o Mercado de Portobello, que além de comidas vende roupas e objetos antigos. Nesses lugares há uma grande variedade de comidas e sua despesa pode custar menos de 5 libras.
O item transporte também é fundamental. Já na chegada comprei um cartão OlysterCard, absolutamente indispensável se não quiser gastar com taxi convencional ou carros de aplicativos e preferir andar de metrô. Paguei 5 libras pelo cartão, fui a todos os lugares que pretendia ir, incluindo o trajeto ida e volta entre o Aeroporto de Heathrow e a estação de King’s Cross.
Portanto, não permita que o receio de gastar além do que possa pagar o impeça de realizar a viagem do seus sonhos. Para uma viagem tranquila, seja qual for o seu destino, se nacional ou internacional, o ideal é fazer um bom planejamento. Certamente terá que abrir mão de alguns luxos, mas não significa que tenha de encarar perrengues.
Se pretende viajar em 2022 e ainda não fechou sua programação, listamos 10 dicas importantes para você curtir sem precisar desembolsar muito dinheiro:
1 – Pesquise muito! Esta é a regra de ouro! Não tem outra forma de encontrar a melhor opção. Mas você precisa gastar um pouco do seu tempo para pesquisar.
2 – Se o objetivo é viajar pelo Brasil, lembre-se de que não existe só TAM e GOL. Por exemplo, em muitos trechos a Azul e a Passaredo podem ter o menor preço e voos com menos escalas/conexões. Vale a regra 1: pesquise muito!
3 – Qualquer que seja o destino, se no Brasil ou exterior, não deixe para a última hora. Se deixar para a última hora, a menos que tenha muita sorte, certamente irá pagar mais caro e poderá viajar nos piores horários.
4 – Sempre que for pesquisar coloque ida e volta. Comprando ida e volta o total será menor em quase todas as situações.
5 – Pesquise em várias datas, mudando os dias da semana. Em algumas companhias aéreas há uma grande variação no preço dependendo do dia da semana que será feita a viagem. Geralmente, os dias da semana são mais baratos, mas nunca se esqueça da regra de ouro: pesquise! Há companhia que oferecem preços ótimos aos sábados.
6 – Se encontrar um preço bom, compre! A medida que o voo vai lotando os preços vão subindo, não pense que os preços das passagens em julho ou janeiro podem estar menores amanhã. Mega promos, feirões e promoções de passagens são apenas para a baixa temporada. Tenha isso em mente!
7 – Comprar passagens aéreas durante a madrugada não é mais barato. Muita gente acha que se entrar no site da companhia aérea durante a madrugada encontrará um preço menor. Isso é lenda.
8 – Mais barato é bem diferente de melhor opção. Muitas vezes você encontrará passagens aéreas mais baratas em horários que podem fazer você perder até 2 diárias no hotel. Lembre-se de que você normalmente entra e sai do hotel às 12h.
9 – Considere as rotas alternativas. Viajar para os destinos de montanha no frio e para o nordeste no verão parece lógico? A maioria também pensa assim e o resultado é preço mais alto. Tente evitar os locais de altíssima temporada, a menos que não se importe em pagar muito caro em tudo, do avião à garrafinha de água.
10 - Se a sua intenção é viajar para o exterior, o ideal é buscar destinos onde o Real seja mais valorizado do que a moeda local. Por incrível que pareça, a lista de países é bem extensa, muitos da América do Sul, América Central e América do Norte, mas também do leste europeu, África e Ásia. Só pesquisar e provavelmente encontrará lugares que jamais pensou conhecer.