Ita começa a voar para Campo Grande em maio de 2022
Com opções reduzidas de voos desde que a Avianca abriu falência e deixou de operar em 29 de abril de 2019, Campo Grande terá uma nova companhia aérea em operação a partir do dia 1º de maio de 2022. É a recém fundada Ita Transportes Aéreos, que esta semana anunciou sua programação para o próximo ano, incluindo a interligação de voos do Aeroporto Internacional de Campo Grande para Brasília e Cuiabá.
Tradicional no sistema de transporte rodoviário com a Viação Itapemirim, empresa paulista fundada em 1953, desde 2020 a Itapemirim também é companhia aérea. Equipada de aeronaves Airbus A320 para 160 passageiros, sua entrada oficial em operações está programado para o dia 30 deste mês para rotas entre cidades-tronco como Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Salvador, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.
“A vinda da Ita será excelente para o turismo. Será importante para auxiliar na retomada e também para trazer maior concorrência e competitividade na oferta de assentos para o estado”, disse Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundação Estadual de Turismo e presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur).
A saída da Avianca do Aeroporto Internacional de Campo Grande reduziu o número de voos e a consequência disso foi o aumento no preço das passagens, alvo de reclamações dos sul-mato-grossenses. “Estávamos há algum tempo em conversa com a direção da Ita, articulando voos para Mato Grosso do Sul e a inclusão de Campo Grande é o primeiro resultado”, ressaltou Bruno Wendling.
No sistema de reservas da Ita Transportes Aéreos já é possível encontrar voos entre Campo Grande, Cuiabá e Brasília. A passagem ida e volta Campo Grande/Brasília/Campo Grande sai por R$ 499,48 com ida no dia 1º de maio e retorno no dia 06 de 2022. A editoria de turismo do Campo Grande News fez a mesma simulação de voo para Cuiabá, mas os valores ainda aparecem indisponíveis.