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Itapemirim começaria a voar para Campo Grande em 1º de maio

Paulo Nonato de Souza | 21/12/2021 08:17
Tradicional no transporte rodoviário de passageiros, a Itapemirim estreou como aérea em julho de 2021 (Foto: Reprodução)
Tradicional no transporte rodoviário de passageiros, a Itapemirim estreou como aérea em julho de 2021 (Foto: Reprodução)

Um sonho que não se realizou.  É a sensação que fica para Campo Grande depois que a empresa aérea Itapemirim anunciou a suspensão de suas operações, na última sexta-feira, 17, a quatro meses de estrear seus voos a partir da capital sul-mato-grossense. Pela programação anunciada pela aérea paulista em junho deste ano, a empresa começaria a voar para Mato Grosso do Sul a partir do dia 1º de maio de 2022 com jatos A320 de 162 lugares e duas classes, a Ita Class e a Econômica.

“Fomos todos pegos de surpresa, nem sabemos como a Itapemirim  vai ficar, se voltará ou não a operar. A informação é de que se trata de uma suspensão temporária, mas essa é uma pergunta impossível de responder neste momento”, disse nesta sexta-feira, 20, o diretor-presidente da Fundação Estadual de Turismo, Bruno Wendling.

A vinda estava sendo aguardada com grande expectativa por viajantes e agentes de viagens de Campo Grande para suprir a redução de opções de voos desde que a aérea Avianca abriu falência e deixou de operar em 29 de abril de 2019. No entanto, apenas seis meses depois de começar a voar, a empresa também suspendeu suas operações por questão financeira. Sem caixa e sem crédito, a empresa não conseguiu bancar pagamentos à vista de combustíveis, além dos salários atrasados dos seus 400 funcionários.

O anúncio das operações da empresa aérea no Aeroporto Internacional de Campo Grande, há sete meses, foi recebido como um marco importante na retomada do turismo em Mato Grosso do Sul, além de trazer maior concorrência e competitividade na oferta de assentos, o que poderia impactar na redução de preços das passagens, considerados abusivos desde a saída da Avianca. “Se a Itapemirim realmente não vier para Campo Grande, conforme o cronograma que estava previsto, vamos continuar trabalhando no mercado no sentido de diversificar a nossa malha aérea”, afirmou Bruno Wendling.

A empresa, logo que anunciou a inclusão de Mato Grosso do Sul em suas rotas, abriu seu sistema de venda de passagens ida e volta Campo Grande/Brasília/Campo Grande. Em uma simulação feita por esta editoria, todo o trajeto saia por R$ 499,48 com ida no dia 1º de maio e retorno no dia 06 de 2022.

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