ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 24º

Lugares por Onde Ando

Nômade digital, um jeito bom de viajar e conhecer lugares

Paulo Nonato de Souza | 04/02/2023 08:22
Nômade digital, um jeito bom de rodar o mundo, conhecer novos lugares e ainda ganhar dinheiro com o seu trabalho remoto (Foto: Reprodução)
Nômade digital, um jeito bom de rodar o mundo, conhecer novos lugares e ainda ganhar dinheiro com o seu trabalho remoto (Foto: Reprodução)

Há várias maneiras de viajar. Uma delas está no topo das tendências de um modelo de turismo do pós pandemia em que o viajante, além de conhecer e vivenciar lugares diferentes, ainda ganha dinheiro ao invés de ter que gastar. É  o nômade digital, que são aquelas pessoas com empregos que permitem trabalhar remotamente em qualquer parte do mundo. Basta ter um computador ativo e se dedicar ao "home-office".

Em outubro de 2022 o governo português abriu as portas do país para esse tipo de trabalhador, como foi divulgado pelo Campo Grande News na matéria Conheça o visto para trabalhar “home-office” em Portugal. Agora é o Governo da Espanha que segue na mesma direção ao colocar em vigor a lei que facilita o requerimento e a obtenção de visto nômade digital.

Portanto, se você está pensando em morar fora do Brasi, a Espanha é o mais recente país da Europa a abrir às portas aos nômades digitais. Depois de passar pelo Parlamento, em dezembro de 2022, a lei 28/2022, conhecida como Lei das Start-ups, enfim foi sancionada pelo Rei Felipe IV, chefe de Estado, e traz as diretrizes para os estrangeiros que querem viver no país trabalhando de forma remota.

O site Melhores Destinos, especializado em promoções de passagens aéreas, fez um estudo sobre a nova legislação e sugere dicas de como fazer a solicitação do visto. Veja os detalhes abaixo:

Perfil de quem busca o visto de nômade digital na Espanha - Ter contrato de duração mínima de um ano (contínuo) com a empresa estrangeira (Trabalhador com Carteira); Estar no mínimo 3 meses já nesta empresa; A empresa do trabalhador deve existir no mínimo há um ano; Ter certificado de que seu trabalho pode ser realizado remotamente; Realizar atividades para uma empresa localizada fora da Espanha;

O estrangeiro não pode ser da União Europeia (nem cidadania); Precisa ter renda mensal (atividade remota) de dois salários mínimos espanhóis 2 mil euros (R$ 11 mil); Sem antecedentes criminais registrados nos últimos 2 anos; Ter plano de saúde válido na Espanha; Ter no mínimo 3 anos de experiência na área atualmente trabalhada (para não formados).

Permanência - Mínimo 6 meses e máximo 1 ano. Antes do vencimento o visto pode ser renovado por mais 3 anos. Validade para vistos pedidos nas representações diplomáticas da Espanha. Pedidos feitos diretamente na Espanha têm validade direta de 3 anos. O nômade estrangeiro pode trabalhar para uma empresa local quando estiver na Espanha, mas o provento mensal obtido na Espanha não pode passar de 20% da renda mensal total do trabalhador.

O nômade pode levar a família - Companheiros ou cônjuges, pais ou avós dependentes do nômade digital, filhos menores de idade ou maiores também dependentes podem pleitear o visto e também morar na Espanha.

Onde solicitar o visto de nômade digital para Espanha - A candidatura para obtenção do visto de nômade digital na Espanha pode ser feita diretamente nas representações diplomáticas espanholas em Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador ou São Paulo. Quem já esta legalmente na Espanha como turista também pode solicitar o visto.

Nos siga no Google Notícias