ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Lugares por Onde Ando

Parque das Nações Indígenas, destino turístico multicultural

Paulo Nonato de Souza | 22/08/2022 11:36
Na área do parque o monumento em homenagem à cultura indígena, em frente ao Museu do Índio (Foto: Flavio Andre/MTur)
Na área do parque o monumento em homenagem à cultura indígena, em frente ao Museu do Índio (Foto: Flavio Andre/MTur)

Destino turístico e multicultural. É como o Ministério do Turismo define o Parque das Nações Indígenas em nota publicada nesta segunda-feira, 22, em seu site oficial para saudar o aniversário de 123 anos de Campo Grande, que será comemorado na próxima sexta-feira, 26.

Com o título “Foto da Semana”, um registro do fotógrafo do Flávio André, o MinTur destaca a beleza e o verde do Parque das Nações Indígenas como um dos principais pontos turísticos de Campo Grande. Mas, o parque de 120 mil hectares, construído no entorno de um lago formado pelas águas da nascente do córrego Prosa, nem sempre foi unanimidade.

Quando foi inaugurado em 1993, o Parque das Nações Indígenas dividiu opiniões entre os que viam a obra do então governador Pedro Pedrossian como importante para o desenvolvimento de Campo Grande e os que entendiam que se tratava apenas de desperdício de dinheiro público, tal qual o que se viu mais recentemente em torno da construção do Aquário do Pantanal, inaugurado em 28 de março de 2022 com o nome de Bioparque, dentro da área do parque. Felizmente, o bom censo quase sempre prevalece.

Monumento em homenagem ao Cavaleiro Guaicurú, localizado no lago do parque (Foto: Flavio Andre/MTur)
Monumento em homenagem ao Cavaleiro Guaicurú, localizado no lago do parque (Foto: Flavio Andre/MTur)

O Parque das Nações Indígenas está entre os maiores espaços urbanos do Brasil com estrutura de cultura, esporte e lazer, desde bosques bem cuidados, trilhas, pistas de corrida, ciclovias, rampas de skate e Concha Acústica, onde os locais e os turistas podem acompanhar eventos musicais. O parque abriga o Museu de Arte Contemporânea e o Museu Dom Bosco, também conhecido como “Museu do Índio”, com rico acervo de arqueologia, etnologia e paleontologia.

Nos siga no Google Notícias