ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 32º

Lugares por Onde Ando

Se vai viajar, cuidado com os efeitos das altas temperaturas

Por Paulo Nonato de Souza | 16/09/2023 09:47
É preciso ficar atento aos alertas sobre condições climáticas adversas, como tempestades severas ou ondas de calor extremas – Foto: Reprodução
É preciso ficar atento aos alertas sobre condições climáticas adversas, como tempestades severas ou ondas de calor extremas – Foto: Reprodução

Viajar é sempre bom, mas manter-se bem informado sobre o seu destino de viagem é fundamental até para a sua boa saúde. Por exemplo, um item importante na sua lista de cuidados deve ser o clima. As férias de verão estão chegando e na organização da sua viagem de fim de ano não deixe de levar em conta o calor de até 40 graus e a baixa umidade do ar que o Brasil vem enfrentando em 2023.

O clima é atrativo para as viagens, especialmente para os destinos de praia, mas, em alguns destinos, é preciso tomar certos cuidados na hora de explorar as belezas naturais, históricas e culturais do nosso país. Antes de sair de casa consulte a previsão do tempo. Está é uma prática útil aos turistas que desejam explorar o Brasil durante as altas temperaturas. Estar preparado para as condições climáticas é essencial para garantir uma viagem tranquila e agradável.

“Esteja atento aos alertas meteorológicos emitidos pela Defesa Civil. Se houver algum aviso de condições climáticas adversas, como tempestades severas ou ondas de calor extremas, siga as orientações das autoridades e tome medidas adequadas para garantir sua segurança”, recomenda o Ministério do Turismo, que esta semana divulgou algumas dicas de cuidados considerados essenciais para o viajante enfrentar o clima quente e seco nas regiões mais quentes.

Para começar, a hidratação é fundamental. As baixas temperaturas podem causar uma perda significativa de líquidos através do suor, por isso a dica é reabastecer constantemente o corpo com água. Não espere até sentir sede, pois ela é muitas vezes um sinal de que você já está desidratado. Opte por água, sucos naturais ou bebidas esportivas, que podem ajudar a repor eletrólitos perdidos através do suor. Além disso, tenha em mãos uma garrafa de água reutilizável, é a maneira mais eficaz de garantir a hidratação sempre que precisar.

Além da hidratação, a alimentação requer atenção especial. Comer de forma equilibrada é fundamental para garantir energia e bem-estar durante a viagem. Escolha refeições leves, como saladas, fruta, como abacaxi, manga, maracujá e açaí, que são refrescantes e nutritivas. Evite alimentos pesados e gordurosos, que tornem a digestão mais difícil.

Se estiver próximo à costa brasileira, aproveite a oportunidade para saborear peixes e frutos do mar frescos, que são uma fonte rica em proteínas magras e ômega-3, e certifique-se de que os alimentos que você consome estejam preparados e armazenados de maneira adequada

Também não podemos esquecer da proteção solar! A exposição prolongada ao sol sem proteção pode resultar em queimaduras, envelhecimento precoce e, em casos mais graves, aumentar o risco de câncer de pele. Por isso, escolha um protetor solar que ofereça proteção contra os raios UVA e UVB. Certifique-se de que o Fator de Proteção Solar seja de, no mínimo, 30, para garantir eficácia. Reaplique-o a cada duas horas, ou com mais frequência, se você estiver nadando ou suando.

Além do protetor solar, vista roupas leves e de cores claras que cubram o máximo possível do corpo. Um chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção UV também são super recomendados para proteger o rosto e os olhos. Após um dia sob o sol, aplique um hidratante pós-sol para ajudar a aliviar a pele e prevenir a descamação.

SERVIÇO - O Brasil possui sistema de alerta de emergência com informações do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Defesa Civil. Permite que turistas se inscrevam para receber alertas em caso de situações perigosas, como tempestades severas ou evacuações. Atualmente, os alertas podem ser recebidos por SMS, TV por assinatura, aplicativo Telegram e aplicativo WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias