Se vai viajar para Sampa, visite o bairro mais legal do mundo
Localizado na zona oeste de São Paulo, a Vila Madalena é o que se pode chamar de bairro nobre. Não por luxo ou riqueza dos seus moradores, mas por todos os atrativos que oferece aos visitantes, desde ruas arborizadas e coloridas, bares e restaurantes diversos, galerias de arte e até um lugar chamado Beco do Batman, uma galeria a céu aberto que reúne trabalhos selecionados entre os melhores artistas urbanos da capital paulista.
O bairro é conhecido por sua vida boêmia, uma marca no seu currículo de destino turístico que vem desde a década de 1980, quando abrigou estudantes por conta do aluguel barato e da proximidade com a USP (Universidade São Paulo) e Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Já foi até nome de novela da Globo, a Vila Madalena. Dirigida pelo saudoso diretor Jorge Fernando, teve 155 capítulos e foi ao ar entre 8 de novembro de 1999 a 5 de maio de 2000.
Se você ainda não foi passear pela Vila Madalena, vale a dica para a sua próxima viagem a São Paulo. Poderá até escolher entre visitar o bairro durante o dia ou à noite, porque além das exposições de arte a céu aberto e das lojas de roupas modernas nas mais variadas marcas, a vida noturno do lugar nem precisa lembrar que é bastante agitada. Uma dica: Melhor chegar tipo depois das 15h e partir noite a fora.
Não por acaso a Vila Madalena acaba de conquistar reconhecimento internacional. Nesta semana, foi eleita como o 13º bairro mais legal do mundo de 2022 em um ranking de 51 destinos mundiais elaborados pela revista inglesa Time Out, especializada na área de turismo.
A lista resulta da combinação dos dados de uma pesquisa realizada com 20 mil viajantes selecionados pela publicação e das opiniões de editores e da revista. Para a definição do ranking global são observados quesitos como cultura geral, cultura de rua, vida noturna, vida comunitária e gastronomia.
Os atributos da Vila Madalena destacados pela revista Time Out incluem o perfil boêmio do bairro, muito procurado por jovens desde a década de 1980. Além disso, a publicação aponta atrações como os bares da Rua Aspicuelta, cafés artesanais, shows de samba e o Beco do Batman, uma galeria de grafite a céu aberto que reúne o trabalho dos melhores artistas de rua de São Paulo.
A lista da publicação inglesa é encabeçada pelo bairro Colonia Americana, um distrito no centro de Guadalajara, no México, marcado por cultura, cafés e vida noturna agitada. O segundo lugar ficou com o Cais do Sodré, em Lisboa, Portugal, onde bares e discotecas proporcionam diversão para diversos públicos.