Sul-mato-grossenses são os que mais viajam por motivo familiar
Os sul-mato-grossenses têm o hábito de viajar para visitar parentes ou amigos, diz pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada nesta quarta-feira, 20, pelo Ministério do Turismo. De acordo com o levantamento, 47,5% das viagens realizadas a partir de Mato Grosso do Sul, em 2021, foram para fazer visitas familiares.
A pesquisa mostra que uma em cada três viagens por motivo pessoal, realizadas por brasileiros, em 2021, foi para encontrar amigos ou parentes em outra cidade ou estado. Os viajantes sul-mato-grossenses estão no topo do levantamento do IBGE, e os capixabas aparecem em segundo lugar com 45,9% das viagens para visitar parentes ou amigos.
Conforme a pesquisa, os outros 52,5% dos sul-mato-grossenses que viajaram em 2021 foram em busca de lazer e para tratamento de saúde e bem estar. Os dados levam em consideração apenas as viagens feitas por motivos pessoais.
Em 2021, o quadro da pandemia estava preocupante e um dos alertas dos infectologistas era exatamente no sentido de evitar viajar para visitar parentes, nada de aglomeração familiar para tentar conter a propagação do vírus da Covid-19. A recomendação era viajar somente em casos essenciais.