Também no turismo, Black Friday agita mercado de viagens
Descontos e mais descontos em passagens e pacotes nacionais e internacionais, algumas ofertas de até 70%. É sexta-feira, 25 de novembro, dia de black friday no turismo brasileiro. Na real, estamos mais acostumados com esse dia de promoções nas lojas do comércio em geral, como tentativa para aumentar as vendas, nem tanto no turismo.
Mas, se tem promoções, vamos a elas. Já é fim de ano, é hora de pesquisar, avaliar as ofertas e realizar o sonho de uma boa viagem de férias sem ter que gastar muito dinheiro. A maioria das promoções de passagens aéreas mostra voos para o norte e nordeste partindo dos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo, Galeão e Santos Dumont, no Rio.
Diferente das lojas, onde o cliente pode escolher o produto em exposição, no turismo as vendas acontecem basicamente online, mas há também as vendas por meio das agencias e operadoras. “Minha sexta-feira será bem agitada, com certeza”, disse Kelly Rocco, da agencia CVC, em Campo Grande.
O black friday é uma tradição americana desde o Século 20, que inaugura o período de compras natalinas, logo após o Dia de Ação de Graças, 24 de novembro. Mais recentemente, o dia especial de super-descontos tem se alastrado pelo mundo, em muitos lugares como adaptações e distorções aos moldes da cultura local.
No Brasil, por exemplo, o black friday tem acontecido em meio a muita desconfiança, inclusive com o batismo de “black fraude”, sob a suspeita de que os preços dos produtos colocados em promoção são os mesmos de sempre. A dica é ficar atento e comparar os valores dos produtos, o valor cobrado antes e o valor em oferta.
Se você conseguir uma boa oportunidade, aproveite. Ah, só não esqueça de que, a partir sexta-feira, 25, voltou a ser obrigatório o uso de máscaras em aviões e aeroportos no Brasil, por decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), devido ao aumento de casos de covid-19 em todo país.