Turismo de natureza é dica de passeio no feriadão de outubro
Os viajantes sul-mato-grossenses não terão do que reclamar no feriadão de outubro. Com o dia da criação de Mato Grosso do Sul na terça-feira, 11, e o dia da padroeira do Brasil na quarta-feira, 12, serão pelo menos cinco dias para você se planejar, considerando a emenda da segunda-feira com o sábado e domingo mais a terça e a quarta-feira.
O turismo de natureza é uma boa dica para aproveitar o super feriado sem precisar gastar muito dinheiro, especialmente se preferir não sair de Mato Grosso do Sul. Afinal, destinos de natureza formam o nosso cartão postal com uma grande diversidade de opções, incluindo o Pantanal, tão em alta no momento por conta da novela da Globo, e o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, que envolve os municípios de Bodoquena, Bonito, Jardim e Porto Murtinho.
Se o seu destino for o município de Bonito, a 297 km de Campo Grande, uma boa dica de turismo de natureza pode ser a Estância Mimosa Ecoturismo, uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural), distante 24 km em relação ao centro de Bonito, um dos destinos turísticos mais conhecidos e mais visitados na região da Serra da Bodoquena.
A Estância Mimosa encanta pela natureza exuberante. O destino tem 2,8 km de trilhas, 9 cachoeiras e uma imensa diversidade de animais silvestres. São várias atividades em um só lugar, desde passeios de trilhas, banhos de cachoeiras de águas cristalinas e contemplação de animais silvestres em 272 hectares de belezas naturais às margens do Rio Mimoso.
No passeio você tem a oportunidade de avistar uma grande variedade de animais silvestres, como macaco prego, anta, tamanduá, quati, capivara e veado, além de aves como o udu-de-coroa-azul, considerada ave símbolo de Bonito, tiriba-fogo, pipira-vermelha, rapazinho-do-chaco, pica-pau-louro, jaó, aracuã, sanã-parda e joão-pinto. São mais de 250 espécies de aves catalogadas.
Mas, opções também não vão faltar se você preferir curtir a natureza em outras regiões do Brasil. Somente no bioma Cerrado são 15 parques naturais, as chamadas Unidades de Conservação Federais com uma das savanas mais ricas do mundo em biodiversidade. São mais de 11 mil espécies de plantas nativas catalogadas e centenas de espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes.
No Cerrado você tem opções de destinos como o Parque das Emas, na divisa de Goiás e Mato Grosso do Sul, Parque Nacional de Brasília, Parque das Cavernas do Peruaçu, no norte de Minas Gerais, Parque do Grande Sertão Veredas, na divisa de Minas e Bahia, Parque das Sempre-Vivas, no norte de Minas Gerais, Parque das Nascentes do Rio Parnaíba, na divisa dos estados do Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão, Floresta Nacional de Silvânia, em Goiás, e a Estação Ecológica de Pirapitinga, localizada dentro da área da usina hidrelétrica Três Marias, em Minas Gerais.
No total, são 145 parques federais administrados pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade), que no ano passado receberam 16,7 milhões de visitantes, segundo dados do Ministério do Turismo. Em 2021, mesmo com a pandemia de Covid, o turismo nacional movimentou 12,3 milhões de viagens, sendo 25,6% motivadas por destinos de natureza, e o campeão de visitação foi o Parque Nacional Serra da Canastra, em Minas Gerais.
A lista de dicas de turismo de natureza para o feriadão de outubro ainda tem a Floresta Nacional de Brasília, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Parque Nacional da Serra do Cipó, Reserva Extrativista Marinha do Delta do Parnaíba, que se estende pelos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Faça sua escolha e curta a natureza com o devido respeito que ela merece.