Um lugar diferente para se conectar com a natureza
Se for de avião, a partir de Campo Grande o acesso ao parque pode ser via Brasília, distante 260 km
Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, um lugar formado por canyons, paredes rochosas, cachoeiras, piscinas naturais, fauna, flora, nada que um sul-mato-grossense já não conheça. Mas, se você curte natureza e nos feriados até pensa em não ir para o Pantanal ou para a região de Jardim e Bonito, mas acaba repetindo o roteiro que sempre faz, o parque goiano pode ser uma boa alternativa de viagem rápida para um destino diferente de belezas naturais.
É uma boa oportunidade para ver algo que não tenha visto antes. Afinal, as paisagens da natureza não são iguais em todos os lugares. As árvores, as plantas e até os animais podem ser diferentes. Viajando de carro, a partir de Campo Grande, a distancia é de 1.270 km. Se for de avião, o acesso pode ser via Brasília, distante 260 km do parque, ou via Goiânia, a 430 km.
“Chegando ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros você vai se sentir desconectado do seu dia a dia, saindo da rotina e vivendo uma experiência memorável”, sugere o site VamosLatam em uma lista de dicas para o visitante tirar o máximo proveito de uma viagem inesquecível:
Passeio pelo Vale da Lua - Conheça o cenário ideal para recriar a histórica foto de Neil Armstrong sem pisar na Lua! A semelhança com o ambiente lunar deve-se às grandes formações rochosas que caracterizam o lugar. A origem do Vale da Lua é muito antiga. Foi formado há cerca de 600 milhões de anos pela ação dos fenômenos climáticos e as águas do rio São Miguel, definindo uma paisagem espetacular que parece ter saído de outro mundo.
Na sua visita, você também poderá entrar em uma das piscinas naturais que se formam entre as pedras, aproveitando ao máximo o cenário incomparável. Se você preferir, pode fazer o tour combinado Vale da Lua + Chapada dos Veadeiros, já que as duas atrações ficam perto uma da outra.
O acesso ao Vale da Lua é pela rodovia GO-239. A entrada, sinalizada por placas, está a 9 km da Vila de São Jorge e 35 km de Alto Paraíso de Goiás. Depois da estrada asfaltada serão mais 3,5 km em estrada de terra até o estacionamento. A partir deste ponto, mais 1,2 km de trilha até os poços principais.
Uma dica importante na Chapada dos Veadeiros é a Catarata dos Couros, uma atração deslumbrante com entrada grátis. Para chegar lá é preciso fazer uma caminhada, mas a sua recompensa estará te esperando no final! A imponente visão das águas caindo e o refrescante mergulho nelas vão ter valido a pena todo o esforço.
Bora continuar caminhando, pois para chegar à próxima atração imperdível é necessário pegar uma trilha durante mais ou menos uma hora. Trata-se da Cachoeira do Abismo, que no trajeto conta com piscinas naturais onde é possível relaxar. Nesse passeio até a cachoeira está localizado também o Mirante da Janela, uma curiosa formação rochosa que parece uma janela natural para admirar a paisagem de tirar o fôlego.
Como chegar e onde ficar - A Chapada dos Veadeiros é acessível de carro saindo de Brasília num percurso de aproximadamente três horas. Em termos de hospedagem, recomendamos procurar nas cidades vizinhas de São Jorge e Alto Paraíso de Goiás. Sobre dica de hospedagem, em Alto Paraíso de Goiás está localizado o Glamping Chapada dos Veadeiros, uma alternativa que combina à perfeição e o encanto de estar num ambiente natural sem deixar de lado o conforto, para que a sua viagem seja inesquecível.
O lugar é maravilhoso, mas lembre-se de que precisará pagar para fazer os passeios, a maioria em valores abaixo de R$ 100, mas alguns pagos em dinheiro vivo, nada de cartão, então esteja preparado. Que tal visitar a Chapada dos Veadeiros em suas próximas férias ou em algum feriado prolongado? Com a Latam você tem opções de voos até Brasília ou Goiânia a partir de Campo Grande.