Veja dicas de passeios para curtir o feriado da Proclamação
Já tem planos para aproveitar o feriado prolongado da Proclamação da República? Será na próxima terça-feira, 15, e a emenda com o sábado, domingo e a segunda-feira sugere pelo menos quatro dias de folga no trabalho. Viajar, nem que seja um simples bate e volta, sempre pode ser uma boa oportunidade para escapar do estresse, seja sozinho, acompanhado de amigos ou de familiares.
O feriado nacional deve movimentar mais de 2,4 milhões de pessoas pelos aeroportos do país. É o que estima o Ministério do Turismo, em levantamento realizado junto às administradoras que operam os terminais brasileiros. Entre os mais movimentados para o período, o de Guarulhos (SP) aparece na frente com a expectativa de 623 mil passageiros embarcando e desembarcando no local. Logo em seguida, aparecem o Aeroporto de Viracopos e o de Congonhas, ambos em São Paulo, com cerca de 300 mil cada.
Além da alta movimentação nos aeroportos do país, outros setores devem ser beneficiados com o “Feriadão”. A hotelaria nacional já vem registrando índices acima dos 80% durante estes dias de folga. Pesquisa do site Booking.com mostra que os destinos mais reservados pelos brasileiros o feriado nacional de 15 de Novembro são as cidades do Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). Em seguida vem Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Gramado (RS) que, desde o fim de outubro, realiza o seu “Natal Luz”.
Se não se planejou para curtir nenhum desses destinos nacionais, então o melhor mesmo é fazer um bate e volta para destinos sul-mato-grossenses de ecoturismo. Por exemplo, são quatro dias e três noites para você aproveitar o melhor de Bonito, Jardim, Aquidauana e Bodoquena, quatro destinos privilegiados pela natureza em Mato Grosso do Sul. Qualquer que seja a sua escolha, as distancias desde Campo Grande não são muito longas e o deslocamento pode ser feito de carro ou mesmo de ônibus.
Em Bonito tem o Parque das Cachoeiras, localizado numa fazenda a menos de 15 km do centro da cidade. O lugar oferece sete cachoeiras, cada uma mais empolgante que a outra. Logo ao chegar no atrativo, você já começa a ouvir os som das quedas d'água. O receptivo conta com vestiário, banheiros, redário, restaurante de comidas típicas e uma piscina com borda infinita, onde você pode curtir o restante do dia depois do passeio pelas cachoeiras.
Se o objetivo em Bonito for curtir a natureza, que tal um passeio de boia no Rio Formoso? O passeio Cabanas Adventure fica a apenas 7 km do centro da cidade. Depois de ouvir as instruções dos guias, você caminha por uma trilha de 300 metros em passarelas suspensas até o ponto onde inicia a descida pelas corredeiras do Formoso. A descida pelo rio é feita em boias individuais com acompanhamento de dois condutores. O percurso conta com três cachoeiras e três corredeiras ao longo de 1,2 km.
HISTÓRIA – Em 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca se juntou às tropas de rebelados no Campo de Santana, região central do Rio, e afastou do poder o Imperador Dom Pedro II, que no dia seguinte partiu de volta para Portugal. A data é celebrada desde 1949, conforme a Lei Federal 662, do presidente da República, Eurico Gaspar Dutra.