Viajar é bom, mas observe os cuidados ao meio ambiente
Viajar ficou mais fácil, o mundo está mais acessível, mas o grande movimento de pessoas circulando por seus destinos turísticos preferidos tem causado impactos negativos ao meio ambiente e às culturas locais cada vez maior a cada ano. Os esforços de cidades e lugares que vivem do turismo para atrair receitas no mercado de viagens deu lugar à preocupação com os efeitos da atividade turística.
A conscientização sobre a importância do respeito ao meio ambiente e às culturas das comunidades locais, independe de leis ou regras governamentais. Em Mato Grosso do Sul, que tem os grandes atrativos turísticos ligados às suas belezas naturais, o município de Bonito, é um exemplo de turismo sustentável. É um dos principais destinos do Brasil com turismo de aventura e preservação ambiental.
Segundo o Conselho Global pelo Turismo Sustentável (GSTC, na sigla em inglês), é preciso ter cuidado na escolha de empresas de hospedagem e prestadoras de serviço na hora de pesquisar a hospedagem. Priorize opções de hospedagem próximas às atrações turísticas, permitindo fazer deslocamento a pé, escolha viajar para destinos menos populares com infraestrutura que de fato consiga absorver o fluxo de turismo e nas baixas temporadas.
Além de ser culturalmente enriquecedor, informar-se sobre seu local de destino é uma ação valiosa para planejar de que forma você vai reduzir seus impactos turísticos. Por exemplo, prefira consumir de lojas e restaurantes que são gerenciados por residentes e que utilizem insumos da região.
Não se esqueça do cuidado com seu lixo! O turismo irresponsável acumula toneladas de detritos em cidades, áreas naturais e reservas, contribuindo para o grave quadro de desequilíbrio atual. Em acampamentos, trilhas ou áreas de lazer, certifique-se de coletar seu lixo e, de preferência, encaminhe-o para reciclagem.
O cuidado com atrações de exploração animal também é fundamental. Em busca da foto perfeita, nadar com os golfinhos ou andar de elefante podem ser uma boa ideia, mas raramente as empresas que oferecem esses serviços conseguem assegurar boas condições de vida para esses animais. Em destinos que promovam o contato com a vida selvagem, prefira passeios promovidos por projetos ecológicos e de preservação da natureza local.