Audi Q3 chega ao Brasil na versão RS, de 310 c
Novo SUV de R$ 273,6 mil vai de zero a 100 km/h em 5,5 segundos
As concessionárias Audi começam a vender no Brasil o modelo RS Q3, primeiro modelo da linha esportiva RS para a família Q. O utilitário esportivo compacto tem preço sugerido de R$ 273,6 mil e é equipado com motor 2.5 de cinco cilindros e 310 cv de potência. Segundo a fabricante, ele acelera de zero a 100 km/h em 5,5 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.
O câmbio escolhido pela Audi foi o automatizado S Tronic de dupla embreagem e sete velocidades. As marchas podem ser trocadas de modo automático ou manual, pela alavanca ou por aletas atrás do volante. O RS Q3 também traz controle eletrônico de largada, que permite arrancadas o mais rápidas possível, sem perda de tempo pela patinagem das rodas. A tração do modelo é integral permanente.
O RS Q3 vem de série com o sistema Audi Drive Select, que permite ao motorista interferir no controle de válvulas do sistema de escape e na curva de aceleração, optando entre os modos Auto, Comfort e Dynamic. A terceira opção resulta em respostas mais ágeis e ronco mais alto do motor.
Para garantir economia de combustível, este Q3 esportivo conta de série com o sistema Start-Stop, que desliga e religa o motor automaticamente nas paradas de semáforo. Outra medida de eficiência está em sua bomba de óleo, que funciona conforme a necessidade do motor. Para garantir estabilidade extra, a Audi rebaixou em 2,5 centímetros as suspensões do modelo em relação ao Q3 normal e transferiu sua bateria para a traseira a fim de melhorar a distribuição de peso.
Por fora, são detalhes exclusivos do RS Q3 os apliques na carroceria e nas barras de teto feitos de alumínio fosco, o para-choque RS e a grade frontal do tipo colmeia pintada de preto brilhante. As rodas de liga leve têm 19 polegadas de diâmetro. O spoiler de teto, o para-choque traseiro com difusor e as grandes ponteiras de escape destacam a traseira do modelo.
Por dentro o novo utilitário esportivo vem com painel de instrumentos com medidores de fundo cinza, números brancos e ponteiros vermelhos. Entre outras informações há pressão do turbo, temperatura do óleo e cronômetro para tempos de volta. Os pedais e o apoio para os pés têm acabamento de alumínio. Os bancos esportivos têm logotipos estampados e são revestidos de couro preto. O porta-malas tem capacidade de 356 litros e passa a 1.261 litros com o banco traseiro rebatido.
Outros equipamentos do modelo, além do sistema de informação ao motorista específico da família RS, são o Audi Parking System Plus e faróis de xênon. Som e sistema de infoentretenimento também compõem a lista de equipamentos do RS Q3.